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Varejo
Varejo 29 de abril de 2024

Abastecimento de presenteáveis mobiliza redes para Dia das Mães

Categoria de produtos utilitários e afetivos crescem no período e especialistas apontam estratégias para empresas do setor

O senso comum diz que um dia de celebração é pouco para homenagear as mães, mas, se desconsiderarmos o fator emotivo que envolve o Dia das Mães, a data traz forte apelo ao consumo. De acordo com o Ranking IBEVAR – FIA (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo), o Dia das Mães é extremamente relevante para o desempenho anual do varejo, mas, nesse período, duas categorias de presentes são recorrentes: os utilitários e os afetivos.

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Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, os itens presenteáveis para Dia das Mães são os itens qualificados como úteis, práticos ou funcionais, assim como produtos relacionados aos sentimentos e as emoções. “Os produtos afetivos vêm ganhando proeminência nessa data: chocolates, flores, fragrâncias, cosméticos, etc. Esse movimento se explica basicamente pelas condições econômicas e pelo deslocamento das vendas dos itens utilitários para outras datas, como o Black Friday”, aponta.

De acordo com Angelo, considerando a linha de produtos presenteáveis, durante o período de Dia das Mães as decisões de compra são movidas simultaneamente pela razão e emoção. “As ações de mercado devem priorizar as sugestões com apelos adequados. Se os presentes afetivos vêm se posicionando na escolha de compra dos filhos, é importante que a operação varejista se estruture de modo a suscitar no comprador esse impulso. Isso é particularmente relevante no ponto de venda”, sugere o presidente do IBEVAR.

Kits presenteáveis e promoção

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM, entende que os supermercados podem considerar uma variedade de produtos como ideais para a linha de presenteáveis para o Dia das Mães. “Itens que combinam praticidade e um toque de exclusividade. A minha sugestão é que esses itens sejam organizados em kits como: chocolates e doces; vinhos e espumantes; produtos de beleza; flores e plantas; e utensílios para cozinha. Embalagens atraentes e mensagens condizentes com o tema ajudam a capturar o cliente pela emoção”, ensina.

Segundo o coordenador da ESPM, as redes de supermercados podem adotar diferentes estratégias para promover esses produtos, desde mídias sociais, e-mail marketing e grupos no Whatsapp. “Criar pontos de exposição nas lojas de todos os itens presenteáveis, facilita a visualização e a escolha dos consumidores. Procure trabalhar em conjunto com fornecedores para criar ofertas exclusivas ou embalagens especiais e use degustações para atrair mais clientes em diferentes pontos de contato, com apoio do som interno, folhetos, promoções, música, atores, etc”, finaliza Pastore.

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