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Tecnologia 28 de abril de 2022

Monitoramento no ponto de venda faz empresa reduzir perdas em até 70%

Com quatro unidades no Distrito Federal, cash & carry que atende 150 mil clientes por mês, adotou o Gatecash nas operações

É no PDV que costumam acontecer os principais pontos de atrito entre a rede varejista e o cliente. É, também, onde ocorrem cerca de 30% a 40% das perdas da loja, sejam elas por furtos, fraudes ou erros operacionais. Para evitar problemas como esses, a Super Adega, rede de cash & carry com quatro lojas no Distrito Federal, investiu em um processo de produtividade e segurança.

Pensando na melhoria do processo, a rede instalou o Gatecash, da Gunnebo Cash Management, empresa que fornece soluções automatizadas de manuseamento de dinheiro, software e serviços para empresas de varejo. ?Sempre nos deparamos com dificuldades em termos maiores garantias e acuracidade no processo de checkout nos PDVs. Precisávamos de uma ferramenta que proporcionasse uma análise mais detalhada da execução das operadoras, além de oferecer maior segurança a elas?, diz Kennedy Oliveira, gerente de Prevenção de Perdas da Super Adega. 

O Gatecash é uma ferramenta de monitoramento que disponibiliza análises de vídeos que oferecem um algoritmo que identifica automaticamente se o consumidor ou o colaborador executou alguma operação suspeita, como passar o produto com seu código de barras obstruído de forma que ele não seja lido pelo equipamento e nem registrado junto ao sistema de automação comercial, por exemplo.

Com a tecnologia, a empresa obteve uma redução de 50% nas perdas, com um destaque para redução de 70% em cervejas, energéticos, leite e chocolates, seus maiores vilões entre os registros. ?Tivemos essa grande redução nas perdas após a correção de processos, que só foram identificados com as apurações e levantamento de informações que conseguimos com o Gatecash?, revela Kennedy Oliveira, gerente de Prevenção de Perdas da Super Adega, que deve inaugurar mais duas lojas em 2022.

A Super Adega também passou a analisar as atividades dos colaboradores, o que permitiu à empresa elaborar um plano de boas práticas com cases reais do dia a dia. ?Aperfeiçoamos a operação, a equipe tem melhor desempenho e maior confiança na realização de suas atividades?, concluí Kennedy.

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