O Roldão Atacadista, rede com 39  lojas no estado de São Paulo, implementou, no mês de maio do último ano, o chatbot com inteligência artificial, através da persona do Ric (Roldão Interagindo com o Cliente) e alcançou 84% de retenção logo no primeiro mês de utilização.

O chatbot foi idealizado pela área de Customer Success do Roldão Atacadista e é realizado via chat do site oficial, WhatsApp e Facebook. Em dezembro, oito meses após o lançamento oficial, a taxa de retenção saltou para 90,5% no Facebook. No WhatsApp o cenário é semelhante. Estreou com 84% e, no último mês de dezembro, atingiu 87% de retenção, com mais de 7500 usuários únicos.

“A retenção nunca foi o nosso foco principal. Priorizamos, desde o início, a qualidade do atendimento e nunca vimos a necessidade de transferir o contato para um humano como um problema. Acredito que esse foi o grande diferencial para atingir os 90% de taxa de retenção no Facebook, por exemplo. Esse índice revela que os nossos clientes têm suas dúvidas sanadas imediatamente, logo no primeiro atendimento, evitando um maior volume de atendimentos em nossas PAs (Posição de Atendimento)”, destaca Maytê Cristoforetti, gerente de Marketing do Roldão Atacadista.

Com o objetivo de solucionar as dúvidas e oferecer sugestões para os clientes com agilidade, cordialidade e clareza na informação de forma humana, o Ric apresenta ofertas, os endereços e horários de funcionamento das lojas, informa sobre as diversas formas de pagamento oferecidas, novidades, além de encontrar as mais diversas soluções aos consumidores.

Em crescimento, no segundo semestre de 2021, o Roldão Atacadista inaugurou novas unidades em Salto, Itu, Jundiaí e Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Todas as lojas estão em processo de modernização e possuem cafeteria, padaria, ilha de hortifrúti, açougue e caixas de autoatendimento (self checkout).