Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
9 de maio de 2025

Assaí Atacadista registou aumento de 74,2% no lucro líquido no 1T25

A companhia apresentou um rendimento de R$ 162 milhões no período

O Assaí Atacadista anunciou os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2025, com aceleração de vendas, margem e geração de caixa, a companhia registrou receita bruta de R$ 20,3 bilhões, alta de 7,8% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionada pelo crescimento de 5,5% nas vendas em mesmas lojas. Já o lucro líquido atingiu R$ 162 milhões – um avanço de 74,2% comparado ao 1T24.

LEIA TAMBÉM
Assaí instala mais de 700 serviços no primeiro trimestre de 2025
Assaí registrou crescimento de 32% nas vendas online em 2024

A receita líquida atingiu R$ 18,6 bilhões no 1T25, avanço de R$ 1,3 bilhão referente à 1T24. O desempenho é resultado da performance das vendas ‘mesmas lojas’ (5,5%) impulsionada pelo elevado patamar de inflação alimentar; performance das 11 lojas inauguradas nos últimos 12 meses (+4,4%); e do processo de adaptação de sortimento, bem como da evolução no modelo de negócio e na experiência de compras, exemplificados pelo avanço na oferta de novos produtos e continuidade na implementação de serviços em lojas.

O desempenho reflete a maturação acelerada das unidades abertas nos últimos três anos e a assertividade do projeto de expansão da rede, acelerado principalmente com a aquisição e conversão de pontos de hipermercados em todo o Brasil.

“O primeiro trimestre reafirma a resiliência do Assaí e a nossa capacidade de adaptação em um cenário ainda desafiador. Reforçamos o nosso compromisso de crescimento aliado à rentabilidade, impulsionado pela maturação das novas lojas, evolução contínua na experiência de compra e controle de despesas”, afirma Belmiro Gomes, CEO do Assaí.

Conversões

No 1T25, o conjunto de 64 lojas convertidas entre 2022 e 2023 continuou avançando em sua curva de maturação, alcançando uma venda média por unidade de R$ 25,6 milhões. Esse desempenho representa um crescimento de +21% em relação à base de lojas orgânicas inauguradas até 2022, que registrou venda média/loja de R$ 21,3 milhões no mesmo período.

As lojas convertidas de hipermercados seguem sendo um diferencial competitivo. As 47 unidades da primeira onda de conversão, em 2022 registraram venda média de R$ 27 milhões por loja, 27% superior à base de lojas orgânicas abertas até 2022 e margem EBITDA de 6,0% no período. Já a segunda onda, de 2023, ainda em fase inicial de maturação, demonstrou evolução consistente e margem EBITDA Pré-IFRS16 acima de 3%.

Expansão

Com mais de 300 lojas em operação em todas as regiões do país, o Assaí segue investindo na evolução do modelo de negócio, com ampliação de serviços em loja, como padarias, açougues, empórios. A companhia encerrou o 1T25 com 640 unidades desses serviços em suas lojas, das quais 254 açougues, 199 empório de frios e 187 padarias. Além disso, segue com a implantação de caixas de autoatendimento, e no fortalecimento dos canais digitais. O app Meu Assaí já representa 42% das vendas no exercício do 1T25.

Deixe seu comentário