Tecnologia
Tecnologia 20 de junho de 2022

Algoritmos ajudam supermercados a controlar estoque e melhorar experiência do usuário

Solução criada pela Onebeat utiliza inteligência artificial e machine learning para ajudar lojas a venderem mais

Em qualquer supermercado, toda ferramenta que ajuda a melhorar o desempenho de vendas é bem-vinda. A tecnologia está cada vez mais integrada aos negócios e, atualmente, ela tem papel ainda mais estratégico para as empresas que atuam no setor de varejo, como os supermercados. Principalmente porque a experiência do usuário no ambiente digital é decisiva para as vendas e, de olho nesse cenário, a Onebeat desenvolveu uma tecnologia especialmente para as empresas do varejo, com orientação por Inteligência Artificial.

Os algoritmos aprendem em tempo real e conseguem traduzir o comportamento do usuário e assim oferecer sempre uma experiência única. De acordo com Bruno Cordoni, Head de Desenvolvimento de Negócio da Onebeat no Brasil, a inteligência artificial reduz excessos e maximiza as vendas. ?As soluções baseadas em IA têm contribuído muito para elevar a produtividade das redes varejistas e podem ser um grande diferencial competitivo na estratégia de sempre colocar o cliente como norte?, conta.

Segundo Cordoni, o "customer centricity" é a base da solução e as redes de supermercado trabalham com uma realidade de estoque otimizada e cada vez mais adequada à demanda do ponto de venda. ?As lojas conseguem ter sempre a quantidade exata dos itens, reduzindo excessos e rupturas nas gôndolas?, explica o Head de Desenvolvimento de Negócio da Onebeat no Brasil. 

Solução chega ao varejo brasileiro

A aprendizagem de máquinas, ou machine learning, é um pilar principal para o funcionamento do algoritmo, que aprende a partir da movimentação do estoque da loja ao longo do tempo. Com base nas informações, o sistema identifica a necessidade de reposição de cada produto no estoque e isso impede que o produto falte na prateleira e, ao mesmo tempo, esteja em quantidade adequada ao estoque. 

?A inteligência monitora as variações da demanda de cada item em tempo real e reage a elas, considerando que cada produto têm desempenhos diferentes em cada PDV e que essas performances variam a todo momento?, aponta Bruno Cordoni. 

A ferramenta já contribui com a operação de supermercados japoneses, colombianos e indianos e, em breve, estará nos pontos de venda supermercadistas do Brasil. ?Estamos em busca de uma primeira rede de supermercados para transformarmos em case, pois temos certeza dos resultados que podem ser alcançados?, completa o Head de Desenvolvimento de Negócio da Onebeat no Brasil.

Deixe seu comentário