
Por Redação
3 de julho de 2025M. Dias Branco desenvolve ferramenta de Inteligência Artificial para apoiar time de vendas
Solução ajuda equipe a definir portfólio e estratégia de preço para diferentes regiões e pontos de vendas
A M. Dias Branco conta agora com uma nova colaboradora: Manu, a assistente baseada em IA Generativa desenvolvida para a companhia pela A3Data, em parceria com a AWS. Com a ajuda da tecnologia, informações sobre margem de contribuição estão sendo geradas em um prazo de menos de 24 horas, permitindo que profissionais da empresa alocados em todo o país tenham insights estratégicos que permitem maior eficiência comercial e mercadológica com mais rentabilidade.
“A assistente baseada em IA nos ajudou a automatizar o processamento e a análise de dados financeiros vitais, possibilitando a tomada de decisões estratégicas por diversas lideranças e equipes operacionais”, explica Rafael Lima, diretor executivo de TI da M. Dias Branco.
Com o suporte da assistente de inteligência artificial Manu, a análise de rentabilidade comercial passou a ser apresentada às lideranças comerciais e mercadológicas logo após o fechamento contábil.
Os gestores recebem relatórios personalizados com insights relevantes sobre o desempenho de suas regiões, canais ou marcas. Além disso, a própria Manu entrega vídeos comentados com a leitura analítica dos dados — tudo de forma autônoma, sem intervenção humana.
“Acreditamos que essa dinâmica vai contribuir para que as equipes comerciais compreendam mais rapidamente seus resultados e redirecionem suas estratégias de forma mais ágil e eficiente”, destaca Luciane Sallas, diretora executiva de Investimentos e Planejamento Financeiro da M. Dias Branco.
“Como resultado, a M. Dias Branco reduziu significativamente o tempo necessário para gerar análises sobre os cálculos, além de acelerar a produção de relatórios, permitindo que os insights estratégicos sejam acessados por aproximadamente 300 pessoas, proporcionando mais proatividade entre as equipes operacionais”, explica Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.
A assistente de IA Manu habilita análises detalhadas e personalizadas, alcançando diferentes dimensões do negócio, como unidades de produção, regiões e produtos específicos. Isso facilita a identificação de oportunidades de melhoria e a resolução de problemas antes que eles impactem negativamente a performance de vendas e financeira da empresa.
Informações como o produto de maior desvio numa determinada regional ou mesmo as categorias que mais contribuíram positivamente e negativamente para o modelo de atendimento são alguns exemplos das informações que passaram a ser acessadas de forma mais dinâmica para a tomada de decisão mais rápida. As operações se tornaram mais fluídas, um fator que é fundamental num setor tão competitivo quanto o alimentício.