Mercado
Mercado 24 de outubro de 2022

5G traz oportunidades de melhoria na jornada de compra online nos supermercados

Três em cada 10 empresários acreditam em transformação guiada pela quinta geração de tecnologia da rede de internet móvel

Este ano, a Anatel incluiu em seu calendário a implementação da tecnologia 5G em diferentes capitais brasileiras, começando por Brasília. Hoje, as principais cidades do país já contam com esse serviço. Trata-se de uma novidade tanto para o consumidor final quanto para as empresas e prova disso é que um estudo feito pela IDC (International Data Corporation) sobre o 5G no mercado B2B mostra mais de 80% das empresas brasileiras vislumbrando somente oportunidades de conectividade com a nova tecnologia.

Segundo a pesquisa feita com 400 empresas com mais de 100 funcionários cada, 30% dos entrevistados acreditam que o 5G será capaz de transformar a forma como as pessoas compram online. De acordo com Bruno Cani, CEO da Resilia Educação, empresa de capacitação profissionais em tecnologia para o mercado de trabalho, o 5G chega para atender a demanda de uma sociedade hiperconectada e entregar mais velocidade, confiabilidade, alta taxa de transmissão de dados e baixa latência. 

Para o executivo, essa tecnologia influencia também no desenvolvimento e na qualidade dos novos softwares que serão desenvolvidos daqui para frente. Bruno acredita que a quinta geração de tecnologia da rede de internet móvel revela uma oportunidade para os profissionais buscarem a integração entre o digital e o mundo físico. Segundo o CEO da Resilia Educação, as novas tecnologias trazem novas aplicações e isso cria novas oportunidades para as empresas. 

5G como estratégia para a jornada de compra

Considerando o metaverso como uma tendência para as lojas do varejo, o 5G tem papel importante já que torna o acesso mais fácil a estas plataformas, sem travamentos e perda de qualidade nas imagens e vídeos, por exemplo. Nesse sentido, ao facilitar e melhorar a conectividade e a capacidade de transferência de dados, a jornada de compra do consumidor será impactada de maneira estratégica pelo 5G, principalmente pelo fim da lentidão em momentos cruciais da compra, como o checkout.

De acordo com o executivo, as empresas precisam estar atentas porque, muitas vezes, o nascimento de novas tecnologias acontece de maneira mais rápida do que a quantidade de profissionais especializados no mercado. Segundo Cani, os empresários que acham que tecnologia 5G é somente para indústrias modernas ou empresas digitais, precisam entender o verdadeiro potencial que o 5G tem de impactar seus negócios.

Deixe seu comentário