Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
28 de abril de 2025

Grupo Heineken anuncia a expansão do programa Volte Sempre em parceria com a Ambipar

Objetivo é ampliar as ações do projeto de retornabilidade por meio da conscientização de consumidores

O Grupo HEINEKEN, em colaboração com a Ambipar, empresa global em soluções ambientais, está expandindo o programa Volte Sempre. O objetivo é ampliar o alcance do projeto de retornabilidade, incentivando consumidores e pontos de venda a descartarem corretamente mais de 500 mil toneladas de embalagens anualmente.

LEIA TAMBÉM

Além de instalar novas return machines em redes de supermercados de algumas das cidades já atendidas, o programa Volte Sempre será expandido para a capital e interior de São Paulo, além das capitais Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

A parceria entre a Ambipar e o Grupo Heineken reforça o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. A Ambipar atuará com suporte logístico e expertise em gestão de resíduos, garantindo o sucesso do programa. A colaboração tem como objetivo incentivar os consumidores a adotarem hábitos mais sustentáveis, promovendo um ciclo de vida mais ecológico para as embalagens de vidro.

Felipe Lagrotta Nassar Cury, head de pós-consumo da Ambipar, comenta: “Acreditamos no potencial de parcerias com empresas comprometidas em ampliar suas iniciativas ESG, como a Heineken, para juntos avançarmos na logística reversa de embalagens. Com a implementação das return machines, buscamos engajar a população na destinação adequada dos resíduos pós-consumo, evitando que esses materiais sejam encaminhados para aterros sanitários. Além disso, esses resíduos tratados podem ser reincorporados à cadeia produtiva, o que contribui para a preservação dos recursos naturais, do meio ambiente e gera benefícios aos participantes do programa Volte Sempre”, define.

Além de sua parceria no programa Volte Sempre, o Grupo Heineken e a Ambipar estão impulsionando a circularidade do vidro por meio do HEINEKEN Spin, um ecossistema de negócios com foco em impacto ambiental. A iniciativa tem como objetivo superar desafios logísticos em regiões do Brasil com infraestrutura de reciclagem limitada ou ausente. Em novembro de 2024, o primeiro Hub de circularidade foi inaugurado em Pernambuco, com um investimento de R$ 8 milhões.

O programa Volte Sempre teve início na fase piloto em Belo Horizonte e Nova Lima (MG) em 2018. Em 2023, foi expandido para as cidades de Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Juiz de Fora, Aracaju, Maringá, Londrina e Campinas, processando 740 toneladas de vidro, o equivalente a 1,8 milhão de embalagens pós-consumo. Com isso, 359 toneladas de CO² deixaram de ser liberadas na atmosfera, 888 toneladas de matéria-prima virgem foram preservadas e houve uma economia de 575 metros cúbicos de aterros sanitários.

Acesse o Especial do Mês de abril e confira todas as notícias sobre: Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Deixe seu comentário