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Economia 18 de janeiro de 2024

Supermercados fecham 2023 com inflação em 1,02%

Itens como produtos in natura, bebidas não alcoólicas, produtos semielaborados, industrializados e bebidas alcoólicas foram os que mostraram crescimento no ano

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe, registrou inflação de 1,20% em dezembro, resultado influenciado pela alta no setor de alimentos (1,50%). Dentro deste segmento, os produtos in natura apresentaram a maior inflação no mês (6,33%), seguidos por bebidas não alcoólicas (1,52%), produtos semielaborados (0,89%), industrializados (0,80%) e bebidas alcoólicas (0,74%). Por outro lado, houve deflação mensal nos artigos de limpeza (-0,44%) e artigos de higiene e beleza (-0,21%).

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“O resultado do IPS de dezembro acelerou quando comparado ao mês de novembro (0,74%) e com relação a dezembro de 2022 (1,0%). No acumulado do ano, no entanto, o índice terminou com alta de 1,02%, marginalmente acima do que a APAS estimava – inflação de 0,85% no ano, o que significaria o menor patamar desde 2017”, comenta Felipe Queiróz, economista-chefe da instituição.

Para este ano, a APAS projeta que a inflação nos supermercados acelere e encerre o ano em 4,5%. A perspectiva projetada pela associação considera os fatores provenientes do cenário externo e das alterações climáticas sobre o comportamento dos preços.

A categoria de produtos semielaborados apresentou em dezembro a terceira alta consecutiva (0,89%), embora em magnitude menor do que a observada em novembro. O resultado é fruto da forte expansão nos preços dos cereais (8,39%) e aves (4,14%), uma vez que as demais categorias apresentaram deflação no mês.

O preço da carne suína teve queda, com deflação em dezembro de 0,34%. No ano de 2023, a baixa nos preços da carne suína foi de 6,57%. Na contramão, as aves apresentaram inflação no mês de dezembro em função principalmente das compras da ceia de final de ano.

Os pescados apresentaram deflação no mês de dezembro (-0,29%), mas inflação de 0,29% no ano. “O preço da merluza foi a única a apresentar deflação no último mês de 2023 e, devido ao seu peso na pesquisa, fez com que o mês apresentasse a redução de preços”, afirma Queiróz.

A categoria de produtos industrializados apresentou inflação de 0,80% em dezembro, o que contribuiu para que a acumulada em 2023 fosse de 1,35%. No mês, houve inflação em todas as subcategorias que compõem os produtos industrializados. As principais altas foram nos doces (1,14%), panificados (1,91%) e derivados da carne (0,41%). No acumulado do ano, houve sinais mistos com subcategorias apresentando inflação e outras apresentando deflação.

Os produtos in natura tiveram inflação de 6,33% no mês de dezembro; no ano, o crescimento nos preços foi de 10,32%. O resultado mensal foi fortemente influenciado pela inflação dos tubérculos (16,23%) e legumes (7,22%); já na avaliação anual, frutas (10,61%), legumes (13,23%) e verduras (26,40%) se destacam como vetores de crescimento dos preços.

As subcategorias de bebidas apresentaram inflação no mês de dezembro – bebidas não alcoólicas (1,52%) e bebidas alcoólicas (0,74%) – muito influenciada pelas festividades do final de ano. O mesmo movimento inflacionário foi observado nas duas subcategorias na comparação anual.

Dentro das bebidas não alcoólicas, no mês de dezembro, todos os produtos apresentaram inflação, exceto as bebidas à base de soja, que tiveram deflação de 0,13%. O destaque foi a inflação de 1,86% nos refrigerantes. Na comparação anual, todas as categorias apresentaram elevação de preços em 2023. Já a inflação apresentada pelas bebidas alcoólicas em dezembro foi fortemente influenciada pelo crescimento de 1,0% nos preços das cervejas; na comparação anual, os preços das cervejas (7,85%) e do vinho (2,73%) foram os principais vetores de expansão.

Os artigos de limpeza e produtos de higiene e beleza apresentaram deflação mensal de 0,44% e 0,21%, respectivamente. Sabão em pó foi a maior contribuição para a redução de preços mensal dos artigos de limpeza, com queda de 1,83%. Já a deflação dos artigos de higiene e beleza decorreu da queda de 0,54% no preço dos sabonetes, 1,47% nas fraldas descartáveis e 0,17% nos desodorantes.

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