
Por Redação
21 de março de 2022Guerra na Ucrânia gera impacto nas prateleiras dos supermercados brasileiros
Os dois países envolvidos no conflito somam 30% das exportações mundiais de trigo, e os itens derivados deste produto já estão mais caros no Brasil
Os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que se iniciou no dia 24 de fevereiro, já chegaram às prateleiras dos supermercados. Ambos os países somam 30% das exportações mundiais de trigo e, do dia 1 ao dia 12 de março, produtos como a farinha de trigo e derivados (como macarrão e biscoito) ficaram mais caros com relação ao mesmo período do mês anterior, de acordo com um levantamento feito pela startup Varejo 360, que coletou o preço desses itens nos tíquetes de compra de 150 mil clientes de supermercados no Estado de São Paulo.
Nos supermercados, a farinha de trigo ficou 4,46% mais cara, enquanto que o preço do macarrão subiu 4,24% e os biscoitos aumentaram em 2,62%. Já o óleo de soja aumentou o preço em 5,79%. Para uma base comparativa, os aumentos que os primeiros 12 dias de fevereiro apresentaram com relação a janeiro foram mais moderados, tanto da farinha de trigo (+0,24%), dos biscoitos (+1,64%) e do óleo de soja (+1,46%). Além disso, o macarrão no período ficou até mais barato (-0,97%).
"Pães, biscoitos e derivados de trigo e soja ? grão que é um substituto do trigo ? estão sendo comprados pelos supermercados com preços mais altos. O quadro se agravou com o início da guerra.", relata Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro).
Em São Paulo, executivos do setor relataram à Associação Paulista de Supermercados (APAS) que houve aumentos da farinha de trigo na ordem de 15% na primeira quinzena do mês. No caso do óleo de soja, o aumento do preço teria sido de 20%.
Notícias Relacionadas

Fort Atacadista: estratégias para captar turistas durante festas de fim de ano
Leia mais
Supermercados fortalecem estratégias para conquistar o shopper masculino no PDV
Leia mais
App traz solução para evitar desperdício de alimentos vencidos nos supermercados
Leia mais
Supermercados apostam em panetones de marca própria para lucrar mais no período...
Leia mais
Varejo enxerga carne vegetal como uma grande aposta e marca se destaca...
Leia mais
Varejo se reformula para atender preferências de compras do consumidor
Leia mais
Nove estratégias para vender mais e melhor em datas comemorativas
Leia mais
Ministério da Agricultura e Pecuária divulga duas novas marcas de azeites impróprias...
Leia mais
As maiores tendências alimentares para supermercados em 2022
Leia mais
Varejo Figital: conheça as melhores dicas para não errar na adoção deste...
Leia mais
Período de Carnaval traz oportunidades de vendas para empresas do varejo
Leia mais