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Consumo
Consumo 21 de março de 2022

Guerra na Ucrânia gera impacto nas prateleiras dos supermercados brasileiros

Os dois países envolvidos no conflito somam 30% das exportações mundiais de trigo, e os itens derivados deste produto já estão mais caros no Brasil

Os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que se iniciou no dia 24 de fevereiro, já chegaram às prateleiras dos supermercados. Ambos os países somam 30% das exportações mundiais de trigo e, do dia 1 ao dia 12 de março, produtos como a farinha de trigo e derivados (como macarrão e biscoito) ficaram mais caros com relação ao mesmo período do mês anterior, de acordo com um levantamento feito pela startup Varejo 360, que coletou o preço desses itens nos tíquetes de compra de 150 mil clientes de supermercados no Estado de São Paulo.

Nos supermercados, a farinha de trigo ficou 4,46% mais cara, enquanto que o preço do macarrão subiu 4,24% e os biscoitos aumentaram em 2,62%. Já o óleo de soja aumentou o preço em 5,79%. Para uma base comparativa, os aumentos que os primeiros 12 dias de fevereiro apresentaram com relação a janeiro foram mais moderados, tanto da farinha de trigo (+0,24%), dos biscoitos (+1,64%) e do óleo de soja (+1,46%). Além disso, o macarrão no período ficou até mais barato (-0,97%).

"Pães, biscoitos e derivados de trigo e soja ? grão que é um substituto do trigo ? estão sendo comprados pelos supermercados com preços mais altos. O quadro se agravou com o início da guerra.", relata Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro).

Em São Paulo, executivos do setor relataram à Associação Paulista de Supermercados (APAS) que houve aumentos da farinha de trigo na ordem de 15% na primeira quinzena do mês. No caso do óleo de soja, o aumento do preço teria sido de 20%.

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