APAS SHOW
APAS SHOW 14 de março de 2023

Varejo cai 0,7 em fevereiro, mostra ICVA

Foi a primeira queda após 15 meses de alta. Efeitos de calendário afetaram negativamente o resultado, em especial do setor de Bens Duráveis e Semiduráveis

As vendas no varejo em fevereiro de 2023 caíram 0,7%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 6,7%.

Efeitos de calendário prejudicaram o mês. Este ano, o Carnaval ocorreu inteiramente no mês de fevereiro, além disso, a adesão à festa foi substancial em 2023, o que contribuiu para o fechamento de boa parte do comércio. No ano passado, o repique da pandemia, por meio da variante ômicron, fez com que muitos prefeitos cancelassem a festa sem maiores prejuízos para o varejo.

O macrossetor de bens duráveis e semiduráveis apresentou queda (-7,3%); enquanto bens não duráveis e serviços experimentaram alta, de 1,7% e 0,9%, respectivamente. Em bens duráveis e semiduráveis, o segmento que mais contribuiu para a retração foi materiais de construção. O segmento de drogarias e farmácias, após um janeiro atípico, voltou a crescer e colaborou para o crescimento de bens não duráveis. Já em serviços, turismo e transporte foi o segmento que mais ajudou o macrossetor. 

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 0,84% em fevereiro, o índice acumulado nos últimos 12 meses ficou em 5,60%. A alta deste mês teve maior influência do grupo de educação. A segunda maior variação foi de saúde e cuidados pessoais. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em fevereiro foi de 7,49%, com desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2022 foram: Sul (3,7%), Norte (+2,9%), Nordeste (+2,3%), Centro-Oeste (+1,7%) e Sudeste (+1,0%). Pelo ICVA nominal ? que não considera o desconto da inflação ? e com ajuste de calendário, os destaques foram as regiões Sul (+10,8%), Sudeste (+10,6%), Norte (+8,3%), Nordeste (+7,9%) e Centro Oeste (+7,6%).

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

Deixe seu comentário