
Por Redação
2 de dezembro de 2024Vendas no varejo durante a Black Friday cresceram 16,1%
Setor de supermercados apresentaram a maior alta, com 26,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
As vendas no Varejo na Black Friday 2024 cresceram 16,1% em comparação com o período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O destaque foi o comércio físico, com alta de 17,1%, enquanto o e-commerce subiu 8,9%. A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro deste ano ante 24 de novembro do ano passado.
LEIA TAMBÉM
Marca segue como fator importante de decisão nas compras
Consumidores apresentam interesse em participar da Black Friday
O segmento que mais se destacou foi supermercados e hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem: drogarias e farmácias (21,7%), vestuário (18,2%) e alimentação (17,0%). O faturamento de móveis, eletro e departamentos, um dos segmentos mais impactados pela Black Friday, subiu 7,9%.
“Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019. Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday", afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019”.
A região Sul registrou a maior alta da Black Friday em relação a 2023, com salto de 19,5%. Na sequência estão: Norte (18,6%), Sudeste (18,2%), Centro-Oeste (15,0%) e Nordeste (13,2%).
A unidade federativa com o maior crescimento foi São Paulo, com alta de 20,8%. Também se destacaram o Rio Grande do Sul (20,6%), Paraná (19,2%), Santa Catarina (18,5%), Rio de Janeiro (16,7%) e Pará (16,4%).
Notícias Relacionadas

Comercial Zaffari anuncia inauguração da 34ª unidade do Stok Center
Leia mais
Natural da Terra abre academia dentro da sua unidade em Vila Madalena...
Leia mais
Max Atacadista anuncia unidade na região metropolitana do Paraná
Leia mais
Rede Supermarket investe R$ 48 milhões na quarta unidade em Cabo Frio...
Leia mais
Variedade na gôndola é oportunidade para supermercadistas aumentarem vendas de lácteos
Leia mais
Reforma Tributária e ESG: desafios e oportunidades para o varejo alimentar em...
Leia mais