
Por Redação
2 de junho de 2025Supermercados apostam em culinária japonesa para atrair consumidores
Estratégia pode agregar valor ao sortimento e ajudar a impulsionar vendas
Cada vez mais presentes nas gôndolas e balcões refrigerados, os pratos da culinária japonesa se consolidam como aposta dos supermercados para diversificar a oferta de alimentos prontos e atender a uma demanda crescente por refeições rápidas, frescas e com apelo saudável. O movimento, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo e pela popularização da comida oriental, transformou o setor e abre espaço para parcerias com chefs especializados, produção local e até estações de preparo ao vivo dentro das lojas.
Paulo Sindiro Koike, consultor em culinária japonesa que trabalha há 20 anos na área, foi responsável pela implantação do espaço sushi em várias redes de supermercados. “Grupo Pão de Açúcar, a rede St Marche e a rede Hortifruti Natural da Terra, entre outras. Se você tem um supermercado e ainda não vende comida japonesa pronta para o consumo, está perdendo vendas e clientes”, diz. Segundo o especialista, as opções da culinária japonesa são sucesso de vendas para os supermercados que oferecem essa opção nos balcões de autosserviço. Segundo ele, porque ofertar essa variedade de alimento leva comodidade aos clientes.
Fernanda Dalben, diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben conta que a temakeria e o sushi têm sido uma estratégia interessante, pois funcionam muito bem como refeição pronta, agregam valor ao sortimento e ajudam a impulsionar vendas, especialmente nos horários de almoço e jantar. “Temos produção também para os nossos restaurantes e encomendas de barcas para festas e eventos”, diz.
Na rede Dalben, a fabricação é feita diariamente por uma equipe interna especializada que garante a qualidade e o frescor dos peixes e demais ingredientes que compõem a refeição. Segundo Fernanda, as vendas nesse setor costumam ser bem positivas, “Até porque o preço versus a qualidade é bem vantajoso comparado a restaurantes, por exemplo. É um diferencial dentro da loja que conversa com a busca por praticidade!”, afirma. A rede Dalben Supermercados conta com quatro lojas na região de Campinas.
Outra rede que aposta nas vendas deste tipo de culinária é a Coop que destaca a Ilha Maracanã, um moderno conceito de exposição que valoriza produtos de padaria e confeitaria e proporciona uma experiência de compra mais atrativa. A rotisseria foi ampliada e revitalizada, e agora oferece um cardápio mais variado, incluindo marmitas tradicionais, até sushi.