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Varejo 28 de fevereiro de 2024

Redes varejistas revelam suas expectativas para a Páscoa 2024

GPA aposta em categorias complementares aos chocolates e Assaí Atacadista prepara as lojas para diferentes públicos

O feriado da Páscoa é uma das datas mais importantes do varejo supermercadista e, apesar do protagonismo, o chocolate não é o único a ser procurado pelos consumidores nas lojas. Além dos ovos e doces que caracterizam a Páscoa, o evento reúne as famílias em refeições feitas com receitas tradicionais, especialmente os pescados. Com a proximidade do feriado, podemos considerar os resultados do período do ano passado em que o segmento de supermercados foi um dos destaques, com crescimento de 21,7% de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

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De acordo com Joaquim Sousa, diretor executivo comercial do GPA, as novidades nos PDVs para a?Páscoa?deste ano são resultado de um trabalho em conjunto com a indústria para trazer as melhores oportunidades. “Entre as novidades nas gôndolas de nossas lojas podemos citar novos sabores e também as linhas com maior teor de cacau, opções zero lactose, zero açúcar e funcionais. Nossa marca própria Qualitá conta com a linha tradicional e infantil, com personagens licenciados e brindes, e o lançamento de uma opção premium, o principal da marca para a Páscoa”, explica.

Além dos chocolates, outra categoria que tem aumento na procura é a de vinhos. “Destacamos também os pescados, e os queridinhos dos clientes são filé de tilápia e cortes de salmão, além de um amplo sortimento de frutos do mar frescos e congelados como camarão, lula e polvo. Os clientes também podem degustar nosso sushi de fabricação própria, reconhecido pela qualidade e com um excelente custo-benefício, o que torna uma grande alavanca de vendas no período de quaresma”, afirma o diretor executivo comercial do GPA.

Projeções de vendas e estoque complementar

De acordo com o executivo, a empresa projetou um crescimento acima de 10% em vendas em comparação ao ano anterior e, especificamente, aumento de 20% nas vendas de chocolates. “É fundamental estar atento às tendências de consumo e às preferências dos clientes durante a sazonalidade. No varejo, a análise de dados de vendas anteriores e pesquisas de mercado são importantes para a compreensão dos itens que serão mais procurados e que atendam às necessidades dos clientes. No GPA, temos uma base de dados de comportamento dos programas de fidelidade Pão de Açúcar Mais e Clube Extra. Conseguimos prever comportamentos de consumo, bem como tendências para a Páscoa e também outras datas sazonais importantes”, diz Joaquim Sousa.

Para Hellen Lima, diretora comercial do Assaí Atacadista, a Páscoa é uma das datas onde micro e pequenos empreendedores percebem a oportunidade de aumentar os seus rendimentos e, por isso, a rede tem cuidado redobrado para garantir os produtos disponíveis nas lojas. “Nosso programa Academia Assaí oferece capacitação gratuita para profissionais da área de alimentação com diversos cursos voltados para a data. Já para o consumidor final, as lojas do Estado de São Paulo começarão a trabalhar com produtos da marca Havana este ano. Nossa prioridade é oferecer um mix de produtos que atenda tanto o público comerciante quanto o consumidor final”, ressalta.

De acordo com a executiva, o Assaí é visto como um parceiro dos comerciantes e uma espécie de estoque complementar, diminuindo a necessidade de compras em grandes volumes. “É fundamental mantermos nossos produtos com quantidade e com reposição constante, garantindo que os clientes encontrem o que precisam sempre que visitarem nossas lojas. Um dos principais desafios deste período é o cuidado com o calor. No verão, a temperatura demanda cuidado especial no armazenamento de produtos com refrigeração sempre constante para não perder a qualidade”, finaliza a diretora comercial do Assaí Atacadista, Hellen Lima.

Comentários(2)
Eder Pires Costa
31 de março de 2024 às 23:28

81982275569

Responder
Edileusa Fernandes
17 de março de 2024 às 16:36

Estou a procura de uma oportunidade de trabalho ..

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