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Varejo
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Por Redação
25 de junho de 2025

Popularização das máquinas impulsiona mercado de cápsulas de café

Expectativa do varejo alimentar e da indústria é de vendas aquecidas, uma vez que a categoria ganha cada vez mais adeptos

O crescimento da demanda por cápsulas de café entre consumidores das classes B e C tem movimentado o varejo e despertado o interesse da indústria. Na Rede Plus, as vendas da categoria subiram 12% em maio, com expectativa de alta de 30% nos meses mais frios. A expansão do consumo doméstico e corporativo tem estimulado varejistas e marcas a diversificar o mix, explorar ações promocionais e ampliar o acesso ao produto. De olho nesse cenário promissor, a Nestlé anunciou aporte de R$ 500 milhões até 2028 para fortalecer a produção de cápsulas no país, reforçando o papel do Brasil como polo estratégico no setor cafeeiro.

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A popularidade das máquinas se refletiu nas vendas das cápsulas na Rede Plus que atende majoritariamente os clientes das classes B e C, estimulando a curiosidade e o consumo de cápsulas, principalmente nas linhas mais acessíveis. Para potencializar isso, a rede trabalha em conjunto com os fornecedores para disponibilizar marcas com bom custo-benefício, ampliando o acesso do nosso público a essa categoria.

Na Rede Plus, a categoria de cápsulas está inserida dentro da mercearia doce, com uma exposição estratégica junto à categoria de cafés, o que reforça o cross-selling. “Temos avançado na diversificação do mix, garantindo opções que atendam tanto o consumo doméstico quanto de pequenas empresas e escritórios, público para o qual criamos uma comunicação diferenciada também com chás. Ainda vemos oportunidades de expansão no sortimento de cápsulas com sabores especiais, bem como de ações promocionais atreladas a datas sazonais e ao clima mais frio”, diz Jocy Astolphi, diretora geral da companhia.

Em maio, a rede registrou aumento nas vendas de 12% na categoria, com uma margem de 30%. Segundo Jocy, com a chegada do período mais frio, a expectativa é de um incremento ainda mais expressivo, com projeção de crescimento de aproximadamente 30% nos próximos meses, sustentado por um mix mais alinhado e ações direcionadas para fortalecer a presença dessa linha no carrinho do cliente.

De olho nesse crescimento, a Nestlé irá aportar R$ 500 milhões no segmento de cafés no Brasil até 2028. O montante faz parte do R$ 1 bilhão anunciado pela companhia no ano passado. Segundo Valéria Pardal, diretora executiva de cafés, o investimento será direcionado principalmente para a expansão da capacidade na fábrica de Montes Claros (MG), que produz cápsulas de café. Hoje, a unidade produz 1 bilhão de cápsulas por ano e é a única do segmento na América Latina. A multinacional investe para aumentar o número de linhas de produção de cápsulas, além de ampliar o parque de máquinas para a linha Nescafé Dolce Gusto.

“Acreditamos no potencial do Brasil como polo estratégico de produção e consumo de café, dentro e fora de casa. Os investimentos previstos até 2028 reforçam nosso compromisso em oferecer produtos que deverão impactar positivamente toda a cadeia, da fazenda ao consumidor”, afirma Valéria.

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