
Por Redação
23 de junho de 2025Festa junina: como valorizar o mix de produtos na loja?
Com criatividade e estratégia, é possível destacar produtos típicos e impulsionar as vendas no período junino
Bandeirinhas, comidas típicas e clima de arraial: a festa junina é uma das datas mais queridas do calendário brasileiro — e ainda uma excelente oportunidade de negócios. Para o varejo alimentar, saber como destacar o mix de produtos durante a temporada faz toda a diferença na hora de atrair o consumidor e aumentar o ticket médio.
LEIA TAMBÉM
Férias escolares: mix ideal e ativações atraem público
SV TÁ ON: tendências de consumo e produtos importados no inverno
Confira ações estratégicas que podem surtir bom resultados:
Planejamento antecipado e conjunto com fornecedores
Planeje as ações junto com os fornecedores e com antecedência para garantir preço competitivo, disponibilidade e evitar rupturas de estoque em itens-chave, como milho, amendoim, paçoca, canjica e bebidas típicas. Os fornecedores têm bom conhecimento do mercado e o supermercado tem bom conhecimento do cliente. O planejamento conjunto permite maior assertividade e resultado.
Explorar produtos regionais pode ser um diferencial
Valorize o aspecto cultural da data com itens locais e exclusivos. Dependendo da região, desenvolva parcerias com pequenos produtores/empresas: bolo de milho de produtores locais, cachaça artesanal, doces caseiros, produtos com sotaque regional... Essa curadoria gera diferenciação e reforça o vínculo afetivo com a festa. A padaria ou a cozinha da loja ainda podem produzir bolos de milho, pipocas gourmet, quentões exclusivos e bebidas sazonais com a marca própria.
Monte kits temáticos
Mais do que adequar o mix à sazonalidade, experimente fazer kits combinando produtos como doces, salgados e bebidas ou itens essenciais para preparar receitas típicas. Capriche na decoração e venda presentes em vez de produtos. É uma ação que estimula o ticket médio, pode contribuir com compras por impulso e reduz o tempo de decisão do shopper.
Não subestime o poder da decoração e ambientação temáticas
É fundamental criar espaços com decoração típica (bandeirinhas, palha, painel de "arraiá"...) em locais estratégicos da loja, como corredores com grande fluxo ou áreas próximas à entrada. A ambientação lúdica e sensorial aumenta o tempo de permanência e a taxa de conversão do shopper. Isso acelera o giro de produtos que, combinados, vendem mais.
Promova degustações dos produtos
Dados mostram que as vendas crescem significativamente durante ações com degustação. E, que tal, realizar ativações com as brincadeiras juninas, principalmente para crianças, como pescaria, argolas ou bingos?
6 erros que não podem ser cometidos na sazonalidade
- Estoque insuficiente
- Achar que as vendas acontecem naturalmente
- Ausência de ambientes típicos
- Ignorar o calendário e ajustar o sortimento tarde demais
- Não treinar a equipe para o atendimento temático
- Focar apenas no preço e esquecer a experiência
Fontes: Artur Motta, Coordenador do MBA de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em varejo, e Roberto Falcão, coordenador do curso de MBA em Gestão de Negócios da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).