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Varejo
Varejo 5 de dezembro de 2023

CRS Brands ativa marcas nos supermercados visando aumento nas vendas de espumantes

Kits de produtos combinados, combos e degustação nas lojas estão entre as principais estratégias para o fim do ano

O fim do ano remete às festas de confraternização e nessas ocasiões os espumantes estão cada vez mais em alta no Brasil. Uma pesquisa feita pela empresa de inteligência de mercado, Ideal Consulting, mostra que a bebida teve aumento nas vendas em 2022. Enquanto o produto nacional teve crescimento de 2% ano passado, os espumantes importados tiveram acréscimo de 28%, comparando com os dados de 2021.

De acordo com Daniela Zanin, gerente executiva de marketing da CRS Brands, detentora de marcas como Cereser, Chuva de Prata e Georges Aubert, esse é o período de maior venda de espumantes para toda a categoria de espumantes. “A CRS realiza degustação e abordagem nos principais supermercados com uma equipe grande de promotores de vendas, responsáveis pelo abastecimento, montagem de pontos extras e aplicação de materiais de merchandising para dar visibilidade às marcas e facilitar a jornada do shopper”, explica.

A executiva afirma que a expectativa da empresa para o período de festas é alcançar resultados acima dos de 2022. “A CRS investe bastante nessa época para dar visibilidade às suas marcas e fortalecer as relações com seus consumidores, sobretudo os de Cereser. No Brasil, o consumo de espumantes ainda é muito restrito às festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo. Cabe às marcas, com o apoio dos supermercadistas, desenvolver a categoria em outros momentos, como o consumo no verão e pequenas celebrações durante o ano”, diz.

Kits e degustação no PDV

Para o professor de marketing de vendas da ESPM, Dino Gueno, a categoria de espumantes pode se destacar no PDV no período de fim de ano com espaços temáticos nas lojas, focados em espumantes e bebidas para o fim de ano, não só nos corredores de bebidas, mas também no cruzamento de corredores ou pontas de gôndolas. “Além disso, apostar em kits de produtos combinados ou com taças funciona bastante. As degustações ajudam na aprendizagem do consumidor sobre um novo sabor e aumentam as chances de comprar “, ensina.

Segundo Gueno, outro ponto importante para ativar a categoria de espumantes no PDV é investir em treinamento de equipes e promotores de venda com foco nesses produtos para tirar dúvidas e ajudar o cliente a escolher. “Oferecer combos de espumantes também são uma boa aposta para os supermercados. Assim como a variedade no mix de produtos. Sempre vai ter um produto que vende mais, mas é bom o consumidor ter opções de escolha porque pode aumentar o valor da venda”, afirma o professor de marketing de vendas da ESPM.

Atenção e ruptura como desafios

Daniela Zanin entende que a categoria de espumantes pode se destacar ainda mais no PDV supermercadista desde que tenha mais espaço e visibilidade aos produtos não só em dezembro, incluindo espumantes em campanhas ao longo do ano que podem ajudar a ampliar o consumo da bebida no Brasil. “No ponto de venda tradicional, as bebidas celebrantes normalmente estão próximas e o shopper conhece pouco as diferenças técnicas entre as categorias. Sua escolha varia de acordo com a preferência de sabor, lembrança de marca, apresentação e embalagem, qualidade e preço”, analisa.

A gerente executiva de marketing da CRS Brands destaca os maiores desafios da empresa ao criar a estratégia para final de ano. “Capturar atenção dos consumidores em meio a vários estímulos no fim do ano e evitar ruptura em gôndola. Em alguns dias do mês de dezembro existem picos de compra e a reposição tem que ser imediata para evitar ruptura e consequente perda de vendas”, completa.

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