Varejo
Varejo 28 de março de 2024

COOP fatura R$ 2,7 bilhões em 2023

De acordo com a companhia a carga promocional foi elevada ocasionando redução em suas margens

A Coop, rede com 34 unidades de varejo alimentar, realizou, na manhã da última quarta-feira (27), a Assembleia Geral Ordinária para apresentar os resultados financeiros de 2023.

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Segundo o balanço, o faturamento do período atingiu o montante de R$ 2,7 bilhões, mais de 33 milhões de compras registradas em seus checkouts e R$ 77 milhões investidos em seis novas unidades de negócios, em melhorias em tecnologia, implantação de cafeterias e reformas para aplicação da nova identidade visual das lojas de supermercado e drogarias.

No período, a rede também gerou cerca de 1 mil empregos novos e proporcionou mais de R$ 300 milhões em ofertas e R$ 14 milhões em descontos exclusivos para os seus cooperados.

Uma das estratégias utilizadas pela Coop foi elevar a carga promocional ocasionando redução em suas margens. “O cenário macroeconômico, marcado pelo elevado endividamento das famílias e associado às taxas de juros nos níveis ainda estratosféricos, foi um dos elementos externos mais importantes, impactando todo o varejo. No ambiente econômico, a confiança do consumidor – crucial para nosso setor –, também não atingiu os patamares que imaginávamos, refletidos nos expressivos 76% das famílias brasileiras endividadas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de bens, Serviços e Turismo – CNC”, explica o diretor-geral Pedro Mattos.

Em 2023, a rede de varejo chegou a 129 mil novas associações, acumulando um total de 754 mil novos associados na última década. No ano passado, mais de 1 milhão de cooperados realizaram compras nas unidades – um crescimento de quase 4% na base ativa, em relação a 2022.

Expectativa para 2024

De acordo com a companhia, para este ano, estão previstas novas unidades de supermercado e de drogarias, além de melhorias em infraestrutura e tecnologia.

A aposta em novos formatos

A Coop aproveitou a necessidade do varejo brasileiro em diversificação de formatos para se destacar. Nos últimos meses a companhia investiu na aplicação de novos modelos de negócios, como a Coop Aqui, na bandeira de conveniência, o Cash & Carry na bandeira Meu Atacarejo e o mais recente, o Coop Empório, para atingir o público premium. Para debater sobre o assunto, Pedro Mattos, diretor-geral da Coop bateu um papo com a editora da SuperVarejo, Daniela Guiraldelli, no Podcast SV TÁ ON. Confira a entrevista completa abaixo:


Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 34 unidades de varejo alimentar, sendo 26 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 72 drogarias, além dos canais digitais. 

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