Varejo
Varejo 19 de janeiro de 2023

A startup por trás dos primeiros supermercados autônomos

Ecossistema de inovação fez a conexão entre o Grupo Muffato e a startup portuguesa Sensei: da parceria nasceu a solução tecnológica que estabelece um marco no varejo brasileiro

Avenida República Argentina, 1505, bairro Água Verde, Curitiba. É nesse endereço da capital do Paraná onde se encontra o primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil e da América Latina. Isto é, o cliente, antes de entrar na loja, realiza autenticação no aplicativo oficial, faz as suas compras, registrando os produtos que escolheu, e depois a conta é debitada pelo cartão do crédito.

Para que todo esse avanço tecnológico opere plenamente e para que toda essa sofisticação se traduza em eficiência e satisfação, há todo um trabalho e estrutura por trás. Por sinal, desenvolvimento e suporte que tendem a se tornar cada vez mais disponíveis para as empresas do varejo.

Nessa ponte, existem ecossistemas de inovação como a OasisLab, por exemplo, responsável por conectar o Grupo Muffato, dono desse primeiro supermercado autônomo do país, com a Sensei, startup de Portugal.

A OasisLab, com sede em São Paulo, é um hub de inovação voltado ao varejo, e a Sensei, especializada em soluções de lojas autônomas. Dessa dobradinha, depois transformada em triangulação com o Muffato, nasceu o projeto.

Segundo o sócio da OasisLab, Hélio Biagi, a aproximação entre Sensei e Muffato, intermediada pelo ecossistema de inovação, iniciou em 2019. ?Feita essa aproximação, começou-se a estudar, então, uma solução de supermercado autônomo que melhor atendesse o perfil do consumidor brasileiro?, ressalta o executivo.

?Diariamente, estamos atentos ao que acontece de novo no Brasil e no mundo, inclusive por meio de nossos representantes na Europa e Estados Unidos, e prospectamos startups, realizamos parcerias e procuramos nos atualizar para que possamos trazer o melhor para o mercado brasileiro?, afirma Biagi.

Atuação internacional

A conexão com a portuguesa Sensei foi proporcionada pela Beautiful Brain Retail (BBR), ainda em 2019, através de seu fundador, Igor Paparoto, cuja atuação está ligada ao desenvolvimento de negócios/mercados para startups entre o Brasil e Europa. ?Identificamos a solução de lojas autônomas da Sensei como uma grande oportunidade para o varejo brasileiro, pelo seu custo mais acessível e pela possibilidade de coleta de dados para gerar inteligência para o negócio?, explica o executivo.

Também faz parte dessa iniciativa a RenovRetail, de tecnologia da informação com soluções voltadas ao varejo e responsável por dar todo o suporte técnico necessário para a implementação da solução no Brasil. Ela desenvolveu as integrações definindo o sortimento, formação de preços, promoções e o APP de pagamento praticados na loja autônoma. Segundo Álvaro Farana, diretor-geral da empresa, as implementações com todos seus produtos já integrados nativamente tornam as compras muito mais rápidas e seguras. ?Apoiaremos com todo nosso conhecimento e experiência de varejo no âmbito de processos e produtos inovadores. Isso é só o início do que estamos preparando para o mercado da América Latina?.

Esse consórcio formado pelas empresas OasisLab/ Beautiful Brain Retail /RenovRetail irá representar e comercializar essa solução Sensei para toda a América Latina, assim como fez com o grupo Muffato.

Hélio, Ronald e Álvaro: parceria por mais atuação de mercado

Deixe seu comentário