Varejo
Varejo 5 de abril de 2023

Carrefour anuncia iniciativas para promover a equidade racial e combater o racismo no país

A rede tem o objetivo de ampliar as ações e entregas para o enfrentamento ao preconceito

O Carrefour, varejista e empregador privado do país com mais de 150 mil colaboradores, anuncia quatro novas iniciativas com o objetivo de promover a equidade racial, tanto na atuação da segurança privada quanto no incentivo ao desenvolvimento profissional e empreendedorismo de profissionais negros.

As iniciativas foram apresentadas em encontro realizado na sede do Banco Carrefour. São elas: uma parceria inédita entre um grupo varejista com a Universidade Zumbi dos Palmares, onde foi anunciado um curso superior para formar 90 profissionais em segurança privada; um edital de bolsas de estudos para a língua inglesa; o Afro Impacto Digital, focado na aceleração de startups de pessoas negras; e o Programa PODER, elaborado pela alta liderança negra da organização para o desenvolvimento profissional de colaboradores pretos e pardos da companhia.

Segurança do Futuro: varejista firma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares
A Universidade Zumbi dos Palmares apoiará o Carrefour na formação dos profissionais da área de segurança por meio do curso superior inédito de Gestão da Segurança Privada. Além disso, a parceria implementa outras ações tanto para o público interno quanto para o público externo do Grupo, como a sua inserção no movimento Racismo Zero; a continuidade do Letramento Racial dos seus 150 mil colaboradores; a realização de seminários de debate e discussões; workshop sobre melhores práticas, ações e tendências do setor no Brasil e no mundo, além do financiamento de uma pesquisa de análise das condições básicas e dos problemas que são enfrentados no setor.

Programas PODER e Afro Impacto Digital
Voltado para todos os colaboradores que se autodeclaram pessoas negras, o programa PODER tem como objetivo promover o desenvolvimento, crescimento profissional e criar uma potente rede de conexão com 500 colaboradores do Grupo. Feito por colaboradores e para colaboradores, a cada módulo as lideranças vão compartilhar sobre sua jornada, experiência, aprendizados e mostrar ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de habilidades.

Já o Afro Impacto Digital é um programa de inovação aberta e afirmativa que aposta nas soluções desenvolvidas por startups de fundadores negros para a resolução de desafios enfrentados pelo Carrefour. O programa, desenvolvido pelo time de inovação da companhia em parceria com a UP Lab, priorizará empresas em estágio inicial, cujos fundadores terão acesso, ainda, a um processo de mentoria e business design.

Bolsas de estudo, desenvolvimento profissional de colaboradores e aceleração digital
Também foram anunciadas 900 bolsas de estudos em inglês para pessoas negras, sendo 300 para o público geral e 600 para os alunos que já passaram pelo TransformaTec e InovaTec, programas da companhia para formação em tecnologia e capacitação em inovação, respectivamente. Os contemplados terão acesso a um conteúdo exclusivo focado na língua inglesa pelo período de um ano e, ao final do curso, os 12 alunos que mais se destacarem ganharão uma viagem para experiência imersiva na Cidade do Cabo, capital da África do Sul.

Deixe seu comentário