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Varejo 12 de fevereiro de 2024

Açaí da Barra expande franquias pelo Brasil e investe em licenciamento para engajar público infantil

Rede chega a 250 lojas em 12 estados usando logística própria para não comprometer abastecimento e qualidade do produto

O varejo brasileiro tem mais um case de sucesso no mercado de franquias, o Açaí da Barra, uma rede especializada em self-service, criada em São Paulo em 2015 e que, hoje, está presente em 12 estados do país com 250 unidades em operação. Depois de expandir suas lojas para as principais capitais do Brasil, a rede mira o público infantil e lança produtos licenciados em uma collab com o canal do YouTube, Gato Galactico, que faz sucesso entre os pequenos e ajuda a destacar a marca na mente de consumidores de todas as idades.

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De acordo com Alexandre Ustulin, CEO da rede de franquias Açaí da Barra, o crescimento médio de 50% ao ano foi decisivo para a rede aumentar seus pontos de venda e expandir a operação de franquias para outros estados brasileiros. “Durante a pandemia foram realizados os investimentos e estruturamos todo negócio. Ao expandir para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conquistamos significativa relevância devido à experiência única de nossas lojas e à qualidade dos nossos produtos”, acredita Ustulin.

Para o executivo, a logística sempre foi um desafio no Brasil por conta da expansão territorial do país e, por isso, a empresa conta com uma rede própria de entregas para os franqueados, já que os produtos precisam de acondicionamento adequado. “A matéria-prima é uma fruta e, por isso, também temos fornecedores certificados para garantir que a entrega do produto aconteça no prazo determinado e que mantenha a qualidade da matéria-prima, o açaí”, explica o CEO da rede de franquias Açaí da Barra.

Construir conexões e determinar jornada de consumo

Segundo Alexandre, o que motiva o investimento em licenciamento de produtos é tornar as lojas ainda mais atrativas para esse público, visando o aumento de receita, mas também a construção de uma conexão mais sólida com a audiência infantil. “Ao cativar os fãs de produtos licenciados, estaremos não só elevando a atratividade das nossas lojas, mas também potencializando o crescimento financeiro como uma consequência natural desse engajamento”, afirma.

Marcelo Boschi, coordenador de Marketing Estratégico da ESPM, entende que investir em licenciamento de produtos é uma estratégia adequada para empresas que buscam ampliar o faturamento de suas marcas. “De forma geral, quando uma marca atinge sua maturidade, ou seja, transforma-se em um bem cultural reconhecido e é consumido além de suas características funcionais, ela está pronta para diversificar seu mercado”, aponta.

O coordenador da ESPM afirma que o principal desafio para uma empresa que investe em produtos licenciados voltados para o público infantil é determinar a jornada de consumo de seu público. “Ao conhecer o público infantil, analisando as variáveis de segmentação geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental, a empresa será capaz de entender como este público compra e consome sua marca. É fundamental entender os decisores e compradores da marca: os pais. As estratégias de licenciamento devem considerar o impacto nestes consumidores e não no usuário”, completa Marcelo Boschi.

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