Varejo
Varejo 15 de julho de 2022

5 ações que promovem a sustentabilidade no supermercado

Getulio Piloneto, gerente comercial da Viasuper, mostra como adotar uma postura ecologicamente correta no seu negócio

Um relatório do CFA, associação global de profissionais de investimento, mostrou que 69% dos investidores de varejo estão interessados em produtos e ações sustentáveis, mas apenas 10% de fato aplicam o seu dinheiro desse jeito. 

LEIA TAMBÉM
Como o varejo tem se preparado para atender a Geração Z?
6 tendências de inovação mapeadas na APAS SHOW 2022

Mas, como adotar uma postura ecologicamente correta dentro das estratégias para o supermercado? Medidas simples, no dia a dia, podem trazer excelentes resultados. Confira cinco dicas do Getulio Humberto Piloneto, gerente comercial do Viasuper, software de gestão da Viasoft para o varejo supermercadista, atacarejos, centrais de compras e sacolões: 

Opte pela reciclagem

Garantir que materiais utilizados dentro do supermercado sejam descartados corretamente é uma das práticas mais essenciais para cuidar do ambiente. Além de ser uma postura sustentável, essa estratégia pode garantir retorno financeiro.

Promova o desperdício zero

Evitar o desperdício é uma premissa de quase toda a operação varejista. É importante perceber quantos quilos de mercadoria são jogados fora, por exemplo, para que esse tipo de estratégia seja assertiva.

Para isso, invista em práticas que promovam o desperdício zero: 

  • Produtos bons, mas próximos da data de validade podem ser comercializados dentro de uma promoção vantajosa com descontos ou, até mesmo, doados para instituições beneficentes;
  • Aposte em compostagem para produtos que já venceram ou estragaram. Essa é uma boa ação sustentável;
  • Otimize a análise e controle de estoque. Ao considerar a quantidade certa de reposição, baseando-se em previsão de demandas e análises de público, é adquirido somente o necessário, o que evita prejuízos com mercadoria vencida e impossível de ser comercializada.

Incentive o uso de ecobags

O uso de sacolas plásticas representa um grande perigo para toda a natureza, principalmente aos ecossistemas marinhos. Nesse sentido, muitos países e cidades do mundo já aboliram o uso desse material. As sacolas reutilizáveis ? as famosas ecobags ? já são uma realidade em diversos lugares do mundo e também aqui no Brasil. É possível até mesmo vendê-las dentro do supermercado, o que pode ser extremamente positivo para realizar uma parceria com costureiros, por exemplo. Ajuda o meio ambiente e incentiva o empreendedorismo.

Considere a energia solar

Investir em painéis solares pode ser uma excelente estratégia para economizar na energia elétrica e otimizar os investimentos do estabelecimento.Além de ser ecologicamente correto, eles representam um grande ativo que pode oferecer um retorno financeiro significativo. 

Promova o descarte correto

Esmaltes, pilhas, produtos químicos, entre outros, são extremamente prejudiciais para o meio ambiente e altamente contaminantes com relação ao solo. Se descartados incorretamente, as consequências podem ser enormes. Por isso, é interessante investir em postos de coleta para esses materiais e educar os clientes a perceber o supermercado como um promotor da sustentabilidade. Ser visto como referência é um ativo que vai te diferenciar da concorrência e fidelizar clientes.

?Os consumidores estão atentos. Eles perceberam, mais do que nunca, que precisam apoiar marcas que façam mais e melhor com menos. Menos insumos, menos lixo, menos impacto no meio ambiente. E estão dispostos a se juntar a essas iniciativas e a essas empresas?, finaliza Piloneto.

Deixe seu comentário