Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Sustentabilidade
...
Por Redação
24 de abril de 2025

Grupo Supernosso é reconhecido por ações contra o desperdício de alimentos

A marca já resgatou mais de 275 toneladas de alimentos

Há quase dois anos, o Grupo Supernosso firmou parceria com a Food To Save, app que combate o desperdício de alimentos conectando estabelecimentos com clientes. Por essa iniciativa, a rede foi reconhecida pela foodtech como um dos supermercados que mais salvam alimentos.

LEIA TAMBÉM

A marca já resgatou mais de 275 toneladas de itens de padaria, hortifruti, mercearia, bebidas e muitos outros alimentos, reduzindo a emissão de mais de 688 toneladas de CO₂ na atmosfera. Em 2024, o Grupo Supernosso ultrapassou a marca de 203 mil Sacolas Surpresa vendidas, evitando o desperdício de mais de 203 toneladas de alimentos. De acordo com a foodtech, para calcular o impacto ambiental de cada Sacola Surpresa, a cada 1 kg de alimentos salvos, evita-se a emissão de aproximadamente 2,5 kg de CO₂, reforçando o papel do combate ao desperdício de alimentos na luta contra as mudanças climáticas.

“No Grupo Supernosso, combater o desperdício de alimentos é um compromisso que faz parte da nossa operação diária. A parceria com a Food To Save reforça o propósito. Esse resultado é fruto do engajamento dos nossos colaboradores, da adesão dos clientes e de uma estratégia que alia eficiência comercial e responsabilidade socioambiental”, afirma Marcos Poggiali, diretor comercial do Grupo Supernosso.

Desde o início da operação, a Food To Save já salvou mais de 5,3 mil toneladas de alimentos em parceria com marcas e consumidores, ajudando a evitar a emissão de mais de 13 mil toneladas de CO₂. “O Supernosso foi uma das primeiras grandes redes supermercadistas a acreditar no nosso propósito contra o desperdício de alimentos. Quando chegamos a Belo Horizonte, o grupo abraçou essa iniciativa com muito carinho. Estamos honrados em contar com uma marca tão forte no setor, empenhada em mudar o cenário de desperdício que vemos no Brasil”, afirma Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

O setor supermercadista representa cerca de 7% do PIB brasileiro, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No entanto, apenas em 2022, os supermercados brasileiros desperdiçaram aproximadamente R$ 7,6 bilhões em alimentos próprios para consumo, segundo levantamento da Abras em parceria com o instituto NielsenIQ.

“Sabemos que o desperdício de alimentos é um desafio comum no setor varejista. E envolvem diversos fatores, como a complexidade da gestão de estoque e o manuseio dos produtos” destaca Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

Deixe seu comentário