APAS SHOW
APAS SHOW 19 de abril de 2022

Como a Gestão de Software vem ajudando pequenas redes a aumentar fidelização e lucro

Análise mostra possibilidades e desafios para empresários

Oferecer sistemas de gestão responsáveis por integrar, simplificar e otimizar todas as etapas envolvidas no dia a dia de um supermercado, desde o estoque até o caixa e da contabilidade até o aplicativo do celular. É inquestionável que a tecnologia se tornou uma das maiores aliadas do setor varejista. O que ainda não é do conhecimento de todos é que isso não é mais privilégio das grandes redes. Pelo contrário, a realidade já deixa claro que mesmo os mercados de menor porte podem ter acesso a sistemas extremamente avançados.

A utilização de softwares já está bem difundida nas grandes varejistas, mas algumas empresas parecem ainda estar engatinhando. Para Vinicius Borgo, sócio diretor da VR Software, o problema não está na implantação do software, hoje está mais fácil, mais barato e mais rápido para implantar um software de gestão. ?O maior desafio está em quebrar paradigmas, mostrar para os empresários a importância da tecnologia na gestão dos negócios, fazer entender que software é investimento, que traz velocidade e qualidade nas informações para tomar decisões cada vez mais assertivas?, conta o executivo.

Vinicius pontua ainda que a tendência de qualquer negócio é automatizar processos, diminuir erros e aumentar a produtividade, e isso tudo só é possível quando se coloca o software como aliado nas rotinas de cada departamento de uma empresa. Isso porque, quando se enxerga todos os ganhos em implementar um sistema de gestão, os desafios ficam de lado.

Case Super Reichert

Para Renato Domingos, sócio Diretor do Grupo VR Software, o grande benefício obtido pelos varejistas que utilizam os softwares especializados é que os processos se tornam mais simples, já que toda a complexidade é resolvida pela tecnologia. ?Com bons sistemas de gestão, um mercado pode garantir mais eficiência a todas as etapas do seu dia a dia, com monitoramento em tempo real das operações, agilidade no cadastro de mercadorias e diminuição dos erros. O resultado disso é o aumento do faturamento e a fidelização do cliente?, pontua.

A prova de que as tecnologias podem ser empregadas em estabelecimentos de todos os locais e tamanhos é o caso do Super Reichert localizado na cidade de Rolante (RS), associado da Redefort ? Rede Associativa de Mercados do Rio Grande do Sul. O mercado procurava mesclar inovação com preço justo quando foi apresentado à empresa. Anderson Reichert, proprietário do Super Reichert, afirma que contratar a VR Software atendeu as necessidades com um aplicativo diferenciado e simples.

O supermercadista conta que o município onde atua tem apenas 21 mil habitantes, com 15 mil adultos, e que 8 mil deles são clientes cadastrados no supermercado. ?A cada duas pessoas de nossa cidade, uma usa o nosso aplicativo, com o qual realizam compras e participam de promoções e sorteios. Posso dizer que as nossas vendas aumentaram mais de 40% depois que passamos a utilizar a solução?. Hoje, os sistemas da empresa já estão presentes em todas as 30 lojas da rede.

O que impede o avanço é cultura ou dinheiro mesmo?

Para Vinicius Borgo é um pouco dos dois, tendo uma maior tendência para cultura. ?Ainda existem muitas empresas com dezenas de pessoas fazendo trabalhos que poderiam ser automatizados e pela falta de cultura isso não avança, como por exemplo o recebimento de mercadoria nos supermercados sendo realizado por várias pessoas, mesmo com a possibilidade de automação por coletores de dados ou dispositivos móveis, fazendo diminuir a necessidade de intervenção humana. Quando acontece a automatização, isso representa ganhos de produtividade que diminuem custos e geram informações consistentes. O que falta é essa visão?, analisa Vinicius.

Deixe seu comentário