PubliEditorial
PubliEditorial 26 de setembro de 2022

Em Nuvem vs Verdadeiramente em Nuvem

Bluesoft elenca benefícios que somente sistemas verdadeiramente na Nuvem oferecem

Um ponto importante para garantir todos os benefícios da Nuvem, que citamos no último artigo, é fugir do modelo Lift-and-Shift

?Lift and Shift? significa migrar uma aplicação existente (incluindo banco de dados, middleware, servidores da Web, etc.) do seu data center local para a nuvem. Isso é muito diferente de uma solução Cloud-Native, pois não se aproveita da maioria dos benefícios trazidos por uma arquitetura feita para nuvem, já que está rodando da mesma forma que estaria caso estivesse on premise. 

Uma forma fácil de identificar se esse é o caso do seu sistema é ver se a empresa usa terceiros para implantar o sistema num cloud provider (AWS, Azure, GCP, etc.) ou se ela mesma garante o serviço de ponta-a-ponta no modelo SaaS. Geralmente, as empresas que permitem que você escolha se quer usar o modelo on premises ou na nuvem apenas fazem lift and shift, limitando assim significativamente os benefícios que a nuvem pode te oferecer.

Alguns benefícios que somente sistemas verdadeiramente na Nuvem oferecem:

  • Elasticidade: O tamanho do ambiente e servidores utilizados varia de acordo com a demanda. Por exemplo, numa semana de Black Friday a Infraestrutura pode se tornar 3x maior do que o normal para atender o aumento na demanda, e depois pode ser novamente reduzida. 
  • Alta Disponibilidade: Sistemas verdadeiramente em nuvem, pode ser beneficiar de múltiplos níveis de contingência, garantindo que um problema num data-center não cause indisponibilidade dos sistemas, porque o outro data center continua operando e todos os serviços estão replicados. O SLA médio da Bluesoft é superior a 99,99%.
  • Best of Breed: A plataforma Bluesoft consegue utilizar a melhor ferramenta disponível para cada caso de uso. Para dar um exemplo de armazenamento de dados, são utilizados em nossas soluções mais de 10 tipos de bancos de dados, garantindo a melhor experiência e performance para cada caso de uso. Como exemplos, utilizamos S3 para armazenamento de objetos, Redis para cache em memória, PostgreSQL ou Oracle e Aurora para Dados Transacionais, Redshift e Athena para Analytics etc..
  • Eficiência de Custo: Poder escalar e reduzir a infraestrutura conforme a necessidade permite pagar apenas quando necessário, reduzindo significativamente os custos da operação.

A Bluesoft é uma empresa que desenvolve Sistemas de Gestão para o varejo e sabemos o quanto uma empresa pode ganhar ao adotar um sistema Verdadeiramente Cloud.
E caso ainda não esteja convencido, te convidamos a conhecer mais sobre a nossa empresa e conversar com os nossos especialistas com mais de 20 anos de experiência em varejo e tecnologia. Acesse bluesoft.com.br e saiba mais!

Deixe seu comentário