Por Redação
15 de dezembro de 2025A Sankhya rompe a maior barreira histórica do mercado de ERP: a implantação
Tecnologia baseada em Inteligência Artificial elimina etapas manuais, acelera a adoção e marca a transição do ERP tradicional para a nova Enterprise Intelligence Platform (EIP)
Com uma combinação inédita de Inteligência Artificial autônoma e melhores práticas de gestão, a empresa transforma o processo tradicionalmente longo e desgastante em uma jornada imediata, em que o cliente passa a usar o sistema no mesmo dia da contratação.
Por décadas, trocar de ERP significou enfrentar meses ou anos de trabalho intensivo, erros, retrabalho e custos elevados. “Criou-se a crença de que ERP precisa ser um projeto sob medida e interminável. Isso se tornou um pesadelo para as empresas”, afirma Claudio Gualberto, Diretor de Tecnologia da Sankhya.
Agora, essa realidade chega ao fim
A inovação apresentada é fruto de sete anos de desenvolvimento, envolvendo equipes multidisciplinares dedicadas a encontrar uma forma de eliminar a implantação como o mercado conhece. Segundo Felipe Calixto, CEO da empresa, esse sempre foi um dos grandes sonhos desde a fundação da Sankhya. “Aliamos as melhores práticas de gestão ao poder da Inteligência Artificial e chegamos a um modelo que extrapola tudo o que imaginamos. Quando paixão pelo cliente encontra tecnologia, o futuro deixa de ser promessa.”
O avanço se materializa em um agente autônomo de IA capaz de realizar toda a parametrização inicial do ERP. A tecnologia consome documentos fiscais da empresa, utiliza fontes auditáveis e gera automaticamente uma configuração inicial precisa, eliminando etapas manuais, riscos e meses de trabalho operacional.
O sistema nasce pronto
No primeiro acesso, o cliente encontra uma configuração fiscal robusta, auditoria imediata de impostos, custos e margens reais calculados corretamente e dashboards analíticos já cruzando vendas, fiscal e estoque.
Outra novidade é a evolução da Bia, co-piloto inteligente que passa a auxiliar rotinas de gestão, tirar dúvidas sobre o sistema e sobre dados da empresa, além de executar operações. Com isso, os times deixam de atuar em tarefas mecânicas e passam a focar em atividades estratégicas.
Segundo Gualberto, todos os novos clientes sentirão o impacto dessa revolução: adoção muito mais veloz, retorno sobre investimento imediato e eliminação do período de espera antes de começar a operar. Para a Sankhya, trata-se do início de uma nova era o EIP (Enterprise Intelligence Platform), que substitui para sempre o antigo conceito de ERP.
Quer conhecer essa inovação de perto? Clique aqui e descubra.
