Mercado
Mercado 12 de fevereiro de 2024

Venda de bebidas deve aumentar 5,2% no Carnaval de São Paulo

Este crescimento é influenciado pelo clima mais quente e a melhora nas condições de emprego

Feriadão, blocos de rua, desfiles das escolas de samba e temperaturas elevadas. O Carnaval 2024 está prestes a começar e, de acordo com projeção da APAS – Associação Paulista de Supermercados, a venda de bebidas neste período deve aumentar 5,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Este crescimento é influenciado pelos fatores climáticos (tempo mais quente) e questões macroeconômicas, como a melhora nas condições de emprego e renda das famílias, além da queda gradual das taxas de juros, que vem impactando em um maior poder de compra da população.

LEIA TAMBÉM
Período de Carnaval traz oportunidades de vendas para empresas do varejo
Comércio projeta crescimento de 17% em vendas online no Carnaval

Entre os itens de maior consumo durante os dias de festas estão as bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, as bebidas isotônicas, refrigerantes e água. Todos esses produtos já vêm apresentando uma tendência de alta no consumo desde o segundo semestre de 2023, impulsionado pelos sucessivos recordes de temperatura.

Apenas em dezembro de 2023, o volume de vendas de bebidas nos supermercados paulistas apresentou alta considerável no comparativo anual. A alta mais expressiva foi de água mineral, com 41% na comparação com dezembro de 2022. Já água de coco, energéticos e refrigerantes avançaram 26%, 12% e 9%, respectivamente. Cerveja teve alta de apenas 2%.

Em relação aos preços das bebidas, a APAS prevê uma alta moderada nos preços das bebidas nesta época de folia, mas com tendência de desaceleração nos preços quando se olha a curva de 12 meses.

Deixe seu comentário