
Por Redação
17 de novembro de 2023Onda de calor em novembro eleva vendas em até 18,9% nos supermercados do Brasil
Itens da chamada ‘cesta de verão’ aumentaram 17,4 % na Grande São Paulo em comparação com 2022
A onda de calor que atingiu o Brasil elevou a venda de produtos da ‘cesta de verão’ em até 18,9% na comparação com o mesmo período de 2022 em todo Brasil. Itens como gelo, cerveja, bronzeador, sorvete, isotônico, desodorante, suco pronto, gelatina, açaí, água de coco entre outros foram os itens mais consumidos.
Em São Paulo, no final de semana, 11 e 12 de novembro, o faturamento do setor registrou aumento de 19,15%. Outro dado interessante da pesquisa realizada pela Scanntech, é que no interior do Estado de São Paulo, a procura por esses itens foi maior que na capital paulista, 19,7% contra 17,4%, respectivamente.
Analisando o comportamento do interior de São Paulo contra a região metropolitana encontramos que bebidas alcoólicas são mais presentes na cesta de calor do que na capital, 44,3% contra 38,7%. Na Grande São Paulo, as guloseimas refrescantes tiveram alta de 11%, contra 7,7% no interior e as bebidas não alcoólicas 39,7% na Região Metropolitana e 36,6% no interior.
Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, o impacto pode ser notado dentro de categorias em que o consumidor busca. “Os produtos na ‘cesta de verão’ devem continuar subindo até abril de 2023. Estudamos o consumo e o fato é que ele é reativo. Sempre que há grandes variações de temperatura, tanto para cima como para baixo, as vendas de diferentes produtos podem ser vistas no 'boca do caixa'. O consumidor também é movido pela sazonalidade de produtos, e a temperatura e datas comemorativas, como fim de ano e festa junina, impactam o varejo."
Notícias Relacionadas

Supermercados estão entre os varejistas que mais utilizam apps como canal de...
Leia mais
Conheça as marcas de chocolate mais lembradas pelos brasileiros
Leia mais
Coca-Cola, Bauducco e Lacta são as marcas mais consumidas por brasileiros fora...
Leia mais
Revista SuperVarejo de dezembro traz os passos para uma expansão segura
Leia mais
88% dos consumidores com mais de 60 anos já fazem compras online
Leia mais
Marcas aproveitam as Olimpíadas para ganhar visibilidade e associar seus produtos ao...
Leia mais
Primeiro trimestre de 2024 registra redução na diversificação de produtos
Leia mais