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Mercado 9 de novembro de 2022

Novo supermercado será laboratório de testes para o varejo

O projeto tem o objetivo de ser um showroom de novas tecnologias para o setor

A HIPE inaugurará um supermercado tecnológico nessa quinta-feira (10), no Vale do Pinhão, em Curitiba (PR), com um diferencial: ao invés de apenas vender produtos aos consumidores, ele atuará no desenvolvimento de soluções, testes e pesquisas para o varejo.

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A novidade, lançada pelo Instituto HIPELAB - centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o ecossistema do varejo - recebeu investimento de R$ 2 milhões e inicia suas operações com 25 inovações tecnológicas, voltadas para gestão inteligente com foco na experiência do consumidor.

O laboratório tem como objetivo gerar inteligência de mercado e atuar na validação de novas tecnologias e soluções para o segmento varejista. ?O HIPELAB atuará como um showroom de tecnologias e tendências para que o varejista possa ter uma experiência imersiva no futuro do setor. Além de testar as inovações, poderemos demonstrar cada novidade de maneira prática e realista?, afirma o COO do HIPE, Ricardo Pontes.

Entre as tecnologias está o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente. Outra inovação presente no supermercado é o Delphos, uma solução de análise ágil de dados.

Supermercado como facilitador de ideias do setor

Por contar com uma plataforma de testes, o HIPELAB agirá como um facilitador para que as ideias e as startups cheguem ao mercado mais rapidamente. ?Hoje, existe uma certa dificuldade para conseguir um supermercado disposto a assumir os riscos de testar uma nova solução e o HIPELAB cumprirá esse papel. Assim, quando os empreendedores forem comercializar as suas soluções, já oferecerão algo testado, validado e pronto para operar?, explica Pontes.

Essa parte do projeto é o "Laboratório Nível 1", localizado na sede do HIPE, em Curitiba. O espaço, totalmente controlado e funcional, testará as soluções desenvolvidas pelos associados do Instituto e startups do HIPE. Após essa fase, a solução será testada no "Laboratório Nível 2 ? supermercado da rede Verde Mais. Depois disso, a tecnologia estará apta para o varejo utilizá-la.

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