Mercado
Mercado 16 de janeiro de 2024

Consumo de bebidas cresce nas altas temperaturas

A Kantar espera que a categoria cresça 5% no faturamento no verão de 2023/2024

O calor previsto para os próximos meses e a economia mais favorável ao brasileiro devem aquecer as compras de bebidas durante o verão. É isso que aponta um novo estudo da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria.

LEIA TAMBÉM
Verão; como o supermercadista pode aproveitar a estação para aumentar as vendas
Produtos de Higiene e Beleza, chocolate e panetone aumentam no fim do ano

O consumo fora de casa de bebidas vem se recuperando gradativamente dos impactos da pandemia. Entre o verão 2021/2022 e a estação 2022/2023, houve alta de 26% no gasto médio, passando de R$ 90 para R$ 113. Os destaques do aumento de consumo em unidades ficaram para os energéticos 64% e a água mineral 37%. 

Os responsáveis por impulsionar as compras da categoria foram os jovens adultos, entre 18 e 29 anos 41%, as classes A, B e C 15% e os residentes da região Nordeste 20%. As aquisições foram feitas, sobretudo, nos hiper e supermercados 34%, com ambulantes 24% e em bares 21%.

Dentro do lar, também se notou crescimento de 19% no gasto médio no período estudado pela Kantar, indo de R$ 183 para R$ 218. As bebidas em destaque foram os energéticos 41% e os chás prontos 27%. Vale ressaltar que a cesta de bebidas é bastante relevante no e-commerce, onde 2 milhões de lares compraram as categorias no canal online no último verão (alta de 4% na comparação com a temporada 2021/2022).

A expectativa da Kantar para a temporada 2023/2024 é de que a categoria cresça 5% ou R$ 1 bilhão em faturamento. “No último verão já houve importante retomada no consumo de bebidas, o que deve se intensificar neste ano. Fora do lar, hiper e supermercados avançam, mas mercadinhos e mercearias ainda contribuem negativamente. Para esses canais, importante trabalhar a exposição em geladeiras, uma vez que os produtos devem estar prontos para o consumo”, afirma Luisa Teruya, Gerente de Marketing, da Kantar.

Deixe seu comentário