
Por Redação
21 de julho de 2025Setor de massas e pães aponta biscoito recheado doce como o favorito dos brasileiros em 2025
Categoria representa mais de 116 mil toneladas vendidas no 1º quadrimestre, superando cream cracker e maizena
Um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), revela que os biscoitos recheados doces são a preferência dos brasileiros, destacando-se como a categoria número um no primeiro quadrimestre de 2025.
Essa categoria representa 24% do volume total de biscoitos, com mais de 116 milhões de toneladas vendidas, evidenciando uma forte inclinação do consumidor por produtos indulgentes que proporcionam prazer e conforto. Claudio Zanão, presidente Executivo da Abimapi, ressalta que a busca por momentos de prazer na alimentação reflete a necessidade da indústria em inovar e atender a essa demanda emocional.
“É natural que o consumidor busque momentos de prazer na alimentação, especialmente em produtos que resgatam memórias afetivas ou oferecem conforto. Essa preferência do consumidor mostra o quanto a indústria precisa estar atenta ao valor emocional dos alimentos, investindo em inovação para atender a essa demanda com diferenciação e competitividade”, explica o executivo.
Os biscoitos de água e sal/cream cracker ocupam a segunda posição, representando 19% do volume com mais de 93 milhões de toneladas, seguidos pelos clássicos biscoitos maria e maizena, que mantêm 13% do volume total. Essa popularidade denota uma preferência por produtos tradicionais, que são frequentemente usados em receitas simples ou como lanches.
Comparando os anos de 2024 e 2025, os biscoitos cobertos continuam a crescer, com um aumento de 27% em volume e 35% em faturamento, enquanto os cookies e rosquinhas também apresentam crescimento significativo, indicando novas tendências de consumo.
“O consumidor está buscando produtos de maior valor agregado, priorizando a qualidade e a experiência, mesmo que isso signifique adquirir uma quantidade ligeiramente menor. É um movimento que temos observado em diversas categorias”, explica Zanão.
No cenário demográfico, a região Nordeste lidera o consumo de biscoitos, respondendo por 28,3% do total produzido no Brasil em 2025, seguida por Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, que juntos totalizam 18,4%. O Sul do país tem uma participação de 17,4%, com o interior de São Paulo contribuindo com 13,4% e a Grande São Paulo com 8,6%, sendo o segundo maior mercado consumidor de biscoito do Brasil, que movimentou R$ 2,3 bilhões no primeiro quadrimestre de 2025. Além disso, o Grande Rio de Janeiro e a região Centro-Oeste empatam com 7% cada.
O mercado de biscoitos industrializados no Brasil registrou um aumento de 0,9% em seu valor, alcançando R$10,8 bilhões no comparativo do primeiro quadrimestre de 2024 e 2025. No entanto, houve uma retração de 3,6% no volume comercializado, sinalizando que o setor se adapta às novas demandas dos consumidores, priorizando categorias de maior valor agregado. Os paulistas, por exemplo, também preferem os biscoitos recheados doces, que representam 25,6% do total consumido no estado, seguido pelos biscoitos de água e sal/cream cracker com 14,8%.