Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Indústria
...
Por Redação
24 de setembro de 2025

Flora aposta no crescimento da categoria de tira-manchas junto aos consumidores brasileiros

Atenta às oportunidades que compõem as cestas de home care, empresa amplia linha do produto em busca de democratizar o uso, e investirá cada vez mais em comunicação, no ambiente físico e digital

Nesta terça-feira (23/09), a Flora reuniu em seu 'Centro de Pesquisa e Inovação'', localizado em São Bernardo do Campo (região do ABC paulista), um time de jornalistas – entre eles a SuperVarejo -, além de influenciadores digitais de todo o país, para apresentar a linha completa de tira-manchas da marca Assim. “Quando se trata de Assim, estamos falando de uma marca que deseja democratizar a lavanderia no Brasil. A ideia é trazer produtos de qualidade e alta perfomance para as classes B e C”, afirmou Gregory Shinmyo, gerente de Marketing e Trade Marketing da Flora.

LEIA TAMBÉM
ASSIM amplia portfólio e lança primeira linha profissional
Minuano lança nova volumetria de amaciantes concentrados

Durante o encontro foi demonstrada a eficiência da linha de tira-manchas. Técnicos da Flora aplicaram o produto nas versões barra, líquido e pó em manchas, e o resultado foi 100% de remoção. “O nosso objetivo é trazer a mesma eficiência do líder da categoria, porém a um preço mais acessível. Hoje temos um portfólio completo do tira-manchas, com as opções em barra, líquido, em pó (refil ou sachê) e agora pó no pote, nosso último lançamento”, afirmou ressaltou Shinmyo.

Na visão da companhia, hoje o mercado de tira-manchas está em crescimento, mas em comparação a penetração do lava-roupa em pó, por exemplo, ainda tem muito por crescer. “No Brasil, menos de 50% dos lares compram tira-manchas. A ideia é trazer novos consumidores para essa categoria e fazer com que o bolo aumente. E para isso investiremos cada vez mais em comunicação, para falar dos benefícios do produto e da categoria como um todo”, pontuou Shinmyo.

Para Cintia Fuchs, diretora de P&D da Flora, o maior desafio enfrentado para desenvolver a categoria entre os brasileiros, está na falta do hábito em se usar o produto no dia a dia. Porém, a falta de tempo tem “virado esse jogo”. “Ninguém hoje tem tempo de ficar esfregando roupas, então se tem buscado por produtos eficazes. A praticidade e a falta de tempo têm ajudado muito a categoria a crescer. O consumidor hoje não quer só um produto, ele deseja ter uma experiência completa de uso. Por isso temos versões perfumadas, pois elas mexem com os sentidos e trazem uma assinatura para marca”, ressaltou Cintia.

A Flora e centro de P&D

Localizado em São Bernardo do Campo, o 'Centro de Pesquisa e Inovação'' reúne corpo técnico e científico, composto por químicos, farmacêuticos e engenheiros, que são os responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos da companhia.

De acordo com Cintia, diretora de P&D, por ser uma empresa brasileira, a Flora conhece a fundo os hábitos dos brasileiros, além de atuar com fornecedores importantes de matéria-prima e embalagens, que aportam tecnologia aos lançamentos trazidos para o mercado. “Temos parcerias com algumas universidades também. Atuamos em diversas frentes, através de um arcabouço de fontes em que recrutamos novas tecnologias para desenvolver produtos”, afirmou.

Inovação tem sido o principal impulsionador da companhia quando se trata de trazer novidades para os consumidores brasileiros. “A Flora cresceu duplo dígito nos últimos quatro anos e um dos drivers desse resultado tem sido a inovação. Buscamos inspiração dentro e fora do Brasil e fazemos muitas pesquisas de campo, para entender demandas mal atendidas ou não atendidas que o consumidor deseja”, ressaltou Cintia.


Deixe seu comentário