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APAS SHOW 29 de março de 2022

Lei fluminense determina que supermercados tenham funcionários para atender pessoas com deficiência

A norma já vigora no estado do Rio de Janeiro após sua aprovação no mês de março

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei 55/9, que determina que todos os supermercados devem contar com funcionários para atender pessoas com deficiência em suas visitas. A lei entrou em vigor no último dia 7 do mês de março. Esses colaboradores serão responsáveis pela condução, indicação da localização dos produtos desejados e auxílio na locomoção e montagem do carrinho, tanto na hora das compras, como para o pagamento. As pessoas que desejarem tal auxílio deverão solicitá-lo SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da loja.

Laura Negro de la Pisa, coordenadora de responsabilidade social da Supermercados Mundial, rede com 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, destaca que a legislação é um importante passo na direção da igualdade. ?Temos um grande compromisso com nossos clientes: garantir um ambiente seguro e inclusivo dentro das lojas?, diz Laura. "Nossos colaboradores são treinados para receber clientes com deficiência e necessidades especiais, sendo instruídos a como devem tratá-los e a todos os procedimentos. Eles prestam atendimento desde a hora que o cliente entra, passando pela leitura de preços, indicação de ofertas, data de validade, e equipagem do carrinho, até o momento do checkout. É muito mais que um direito, é um dever.?

A rede destaca a importância de uma equipe preparada. "A Lei é necessária, espero que todos os estabelecimentos a cumpram para garantir os melhores direitos à população PcD. Além de se reconhecer no quadro de funcionários, eles devem possuir toda a assistência necessária para fazer suas compras e saírem satisfeitos. Essa deve ser nossa maior missão?, conclui Laura.

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