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APAS SHOW 10 de março de 2022

Como desenvolver líderes em supermercados

O especialista Rafael Haddad, que já treinou mais de dois mil líderes na área, explica por que e como treinar o time para a proatividade

Sabia que, se os times de operação fossem mais proativos, 80% dos problemas dos supermercados seriam resolvidos? É claro que ninguém nasce pronto para ser eficiente no varejo, mas planejar ações focadas em desenvolver líderes dentro das lojas é um bom caminho para alavancar resultados e engajar o time.

?Infelizmente, por muito tempo, os donos de supermercados no Brasil negligenciaram o desenvolvimento de pessoas em sua loja, ou não reconheciam a necessidade de treinamentos?, diz Rafael Haddad, diretor do Supermercado Katucha, Amo Varejo e Transforma Varejo, em entrevista à SuperVarejo.
De acordo com o especialista, que no último ano treinou mais de dois mil líderes na área, o varejo, as pessoas e o comportamento de consumo mudaram, mas ainda assim alguns gestores não conseguiram acompanhar a transformação.

Entre os erros mais comuns desses profissionais estão a dependência excessiva dos proprietários das lojas para resolver problemas e a falta de posicionamento e de pensamento estratégico.

Por outro lado, Haddad enfatiza que, quando uma pessoa com espírito de liderança faz parte do time, ela consegue analisar resultados e indicadores-chave para que a loja tenha resultados sólidos; construir processos organizados para que as empresas consigam se preparar para um plano de expansão saudável e responsável, e ainda desenvolver os colegas para também liderarem.

A pedido da SuperVarejo, o especialista elencou alguns pontos importantes para encontrar, no time, aquelas pessoas com talento para liderar e como fortalecer sua capacidade para tal:

1. Identifique os valores compatíveis entre a organização e o colaborador: quando o funcionário tem valores semelhantes aos da organização fica muito mais fácil desenvolver tarefas, pois a aceitação da cultura da empresa estará alinhada entre ambos.

2. Fique de olho nas ambições e sonhos: é necessário que a pessoa se mostre motivada a realmente cumprir uma jornada de crescimento dentro da empresa, sendo apta a aumentar competências e habilidades através dos desafios criados por seus gestores.

3. Promova desafios e treinamentos: um profissional só irá crescer completamente quando seus líderes lhe impuserem desafios para que ele consiga aprimorar e praticar as habilidades que aprendeu na teoria.

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