Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Evento
...
Por Redação
28 de outubro de 2025

Diversidade pode ajudar no recrutamento de talentos

Painel “Recrutar com Dados, Incluir com Propósito: Inovação em RH no Varejo Brasileiro” levantou debate sobre alto turnover no varejo supermercadista

O painel “Recrutar com Dados, Incluir com Propósito: Inovação em RH no Varejo Brasileiro”, com moderação de Carolina Pizolati, Diretora da Plooral e da Vertical PeopleTech da ACATE, contou com a presença de especialistas do varejo para discutir o recrutamento de talentos.

“Vivemos um momento novo no varejo”, afirmou Jaciani Rizzioli, diretora de RH do Grupo Savegnago, ao destacar o cenário atual que o setor enfrenta, no qual o turnover se tornou um problema amplo para os supermercadistas. A profissional destaca que, até mesmo os varejistas que se prepararam com antecedência, estão enfrentando dificuldades. “Nossa taxa mais alta de turnover é no primeiro ano, mas ainda estamos conseguindo contratar”, disse. O desafio, segundo Jaciani, é desenvolver um trabalho conjunto e que inclui a mudança de mindset das altas lideranças.

LEIA TAMBÉM

Para Eduardo Muniz, CMO da Recrut.AI, a tendência é o cenário de recrutamento piorar para as empresas que não se atualizarem quando o assunto é seleção e treinamento. “A tecnologia sozinha não resolverá esse cenário, mas existem alternativas que os supermercadistas conseguem aderir”, falou. O executivo citou exemplos de redes que estão focando em estrangeiros para completar seu quadro de colaboradores. O exemplo dado por Muniz diz respeito, por exemplo, aos imigrantes venezuelanos que se descolocaram para o país em busca de trabalho e mais qualidade de vida.

Sandra Gioffi, CEO da Be Nice, apresentou dados do Fórum Econômico Mundial que demonstram que as novas gerações não aceitam mais trabalhar em empresas que não atuam com impacto e responsabilidade social. “Precisamos criar a sensação de pertencimento nos novos talentos para garantir que eles permaneçam na empresa”, afirmou. Uma das maneiras de garantir o pertencimento é trazer para o cenário a diversidade e a inclusão como estratégia para inovar, atendendo inclusive o público consumidor que se desenvolve em contato com a diversidade. “Trabalhar diversidade e inclusão não é filantropia, é estratégia”, afirmou.

Em linhas gerais, os especialistas demonstraram que o RH precisa explicar para os varejistas que trabalhar diversidade é uma estratégia de negócio que traz retorno para as empresas.

Deixe seu comentário