Especial
Especial 19 de outubro de 2022

EPIs para supermercados: quais são e por que investir?

SafetyTrab lista os principais equipamentos de segurança no trabalho para o varejo

O varejo oferece uma série de riscos para os trabalhadores, que afetam a segurança, saúde, integridade e produtividade de cada um deles. Daí a importância de investir em capacitações de segurança do trabalho e incentivar o uso de EPIs para supermercados.

Embora esta não seja uma exclusividade do setor, uma vez que dados recentes apontam que o Brasil registrou 2,5 mil óbitos relacionados a acidentes de trabalho em 2021, os supermercados merecem uma atenção especial.

Afinal, são muitos os riscos físicos, ergonômicos, ambientais, químicos e biológicos. Os principais, aliás, estão relacionados à:

  • Temperaturas extremas;
  • Condições ergonômicas;
  • Cortes com a faca e serra de fita;
  • Quedas;
  • Queimaduras;
  • Quedas em altura;
  • Choque elétrico e muito mais.

A boa notícia é que essa é uma realidade que pode ser mudada, desde que a segurança do trabalho em supermercados - e em outros tipos de negócio - seja levada a sério.

Principais EPIs para supermercados

Os supermercados, como pudemos observar até aqui, oferecem uma série de riscos e perigos de acidentes de trabalho, tornando o uso de EPIs essencial. Somente dessa forma é possível garantir que os profissionais trabalhem protegidos.

Se interessou? Confira a seguir quais são os principais EPIs para supermercados e atacadistas - e aproveite para fazer a sua compra!

Botinas com Bico de Aço ou Composite

Com o objetivo de proteger os dedos do trabalhador, caso algum objeto atinja os pés ou tornozelo, as botinas costumam ser usadas em praticamente todos os setores dos supermercados, do açougue à logística.

Luva de malha de aço

Usada geralmente pelos profissionais que trabalham no açougue, frigorífico e câmaras frias, a luva de malha de aço protege contra possíveis cortes causados por facas, fatiadores ou serras.

Óculos de proteção

Também considerado um item essencial para quem atua nos frigoríficos e açougues do supermercado, os óculos de proteção, por sua vez, têm como objetivo proteger os olhos contra objetos volante, como pedaços de ossos, peças de carne ou, ainda, sangue dos animais.

Botas de PVC

Essenciais em todas as áreas que lidam com os alimentos frios no supermercado, as botas de PVC evitam que respingos de gordura ou sangue atinjam os pés do colaborador e, consequentemente, escorregões e quedas.

Roupas térmicas

Indispensável para quem acessa a câmara fria do supermercado, as roupas térmicas, como o próprio nome sugere, garante que o trabalho seja desempenhado de forma correta, sem causar incômodos. Ainda, minimiza os riscos e impactos em decorrência da exposição ao frio artificial.

Protetor auricular

Os supermercados geralmente contam com maquinários pesados e estes ruídos podem ocasionar perda auditiva. Este é justamente o objetivo do protetor auricular: proporcionar a melhor proteção da capacidade auditiva, evitando danos físicos e psicológicos.

Toucas, luvas e máscaras descartáveis

A touca e a máscara descartável aumentam a segurança do trabalho dos profissionais em diferentes setores, evitando o contato com alimentos e substâncias químicas. As luvas, por sua vez, protegem as mãos contra agentes abrasivos e infecciosos. Em ambos os casos, os equipamentos têm como objetivo aumentar, também, a capacidade de sanitização dos ambientes, uma vez que evitam respingos nos alimentos.

Quer saber mais detalhes? Procure a SafetyTrab! Com sede em Sorocaba, no estado de São Paulo, a empresa atua no comércio e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e equipamentos de segurança no trabalho.

Deixe seu comentário