
Por Redação
14 de dezembro de 2022Supermercados impulsionam crescimento do varejo em novembro
Além desta categoria, Hipermercados, Turismo e Transporte também ajudaram a impulsionar as vendas do mês
As vendas no Varejo em novembro de 2022 cresceram 1,1%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 10,3%.
De maneira geral, efeitos de calendário beneficiaram o índice. Houve uma quarta-feira, dia de comércio mais ativo, a mais e uma segunda-feira a menos que em novembro de 2021. Além disso, o feriado de 15 de novembro caiu numa terça-feira, o que provocou um prolongamento de quatro dias; enquanto no ano passado o feriado caiu numa segunda-feira. Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, a Copa do Mundo beneficiou em especial o segmento de bares, que chegou a faturar até 60,9% a mais em dias de jogos do Brasil.
?Novembro marcou o 13º mês seguido de alta nas vendas. O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior?, relata Levi.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 5,90% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,41% em novembro. Os grupos de Transportes e Alimentação e Bebidas foram os que mais pressionaram a inflação. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 9,03% em novembro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.
Notícias Relacionadas

Gelo saborizado registra crescimento de 41% nas vendas para o Carnaval
Leia mais
Brasil é um dos países mais caros para produção industrial
Leia mais
Camil Alimentos faz parceria para se integrar ao hub de inovação AgTech...
Leia mais
Mulheres adotam estratégias para driblar inflação e fazer o dinheiro render no...
Leia mais
Lopes faz parceria com grandes fabricantes para promover descontos
Leia mais
Brasil é um dos países mais caros para produção industrial
Leia mais
Scanntech apresenta insights para varejo alimentar alavancar vendas na Black Friday
Leia mais
Índice projeta aumento nominal nas vendas do varejo para o primeiro semestre
Leia mais
Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresenta queda em vendas no...
Leia mais
Leite e queijo registram retração nos preços no terceiro trimestre
Leia mais
Indústria de alimentos investirá R$ 120 bilhões no Brasil até 2026
Leia mais