
Por Redação
25 de fevereiro de 2025Prazo de data de validade em cascas de ovos é adiada
A medida não é válida para ovos que são vendidos em estojos ou em bandejas plastificadas, com data de validade no rótulo.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nova portaria para o fim de alterar a recém divulgada, a qual aprova os requisitos de instalações, equipamentos e os procedimentos dos funcionamento de granjas avícolas e de unidades de beneficiamento de ovos e derivados. Informando o adiamento de 4 de março para o dia 4 de setembro o prazo para os produtores rurais carimbarem a casca do ovo vendidos a granel com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor.
LEIA TAMBÉM
Ovos terão data de validade nas cascas a partir de março
Alta no preço de alimentos e bebidas preocupa governo, que sinaliza promover ações para baratear produtos em 2025
A portaria especifica os padrões para marcação da casca dos ovos, o qual deverá atender os requisitos definidos pelo órgão federal e define que apenas os ovos vendidos a granel devem atender essa obrigação: “Os ovos que forem comercializados em embalagens primárias devidamente rotuladas ficam dispensados da identificação individual”, destaca o Mapa em nota.
Além disso, a nova portaria do Mapa define a nomenclatura dos ovos in natura e dos produtos de ovos não submetidos a tratamento térmico. A classificação considera categorias A e B, além de produtos como ovos líquidos, resfriados e congelados, gema e clara processadas, além da tinta utilizada para a impressão ou marcação da casca de ovos deve ser "específica para uso em alimentos, atóxica" e "não constituir risco de contaminação ao produto".
País pobre como Brasil joga produtos no lixo por conta de validade como canetas, borrachas diversos materiais de uso que estão em perfeito funcionamento verdadeiro absurdo