Economia
Economia 25 de março de 2024

Páscoa tem expectativa de faturamento de R$ 3 bilhões

Em relação ao mesmo período do ano anterior, teve um crescimento de 4,5%

A sazonalidade é o principal desafio dos operadores logísticos. Exigindo atenção redobrada para receber, armazenar e transportar, a logística da Páscoa se estrutura com, no mínimo, cinco meses de antecedência.

LEIA TAMBÉM
Vendas de chocolates premium devem crescer 17,6% na Páscoa 2024
Cesta de Páscoa registrou aumento no preço em relação ao mesmo período de 2023

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Páscoa 2024 tem expectativa de faturamento superior aos R$ 3 bilhões no período, representando, assim, um crescimento de 4,5% em relação a 2023. Agitando o comércio brasileiro, a Páscoa é considerada a sexta data comemorativa mais importante para o setor comercial.

Ainda com o levantamento da CNC, as compras externas de chocolate devem alcançar 3,35 mil toneladas, um avanço de 21,4% em relação a 2023. Inclusive, se confirmadas as expectativas, 2024 representará o quarto ano consecutivo de alta nas vendas, mesmo com o aumento do preço do cacau para importação devido a fatores internos, a exemplo da crise hídrica na Bahia e a ausência de chuva no Pará, como, também, os externos relacionados a seca em países da África Ocidental.

A logística do chocolate requer uma gestão de frotas com ferramentas de monitoramento e controle em tempo real. Além disso, os ovos de Páscoa, por exemplo, ocupam mais espaço e são mais frágeis quando comparados às caixas com barras de chocolate, implicando, assim, em uma frota maior para transportar a carga equivalente. “A distribuição estratégica dos chocolates para as lojas de varejo e atacado requer além de cuidado, precisão e qualidade para atender às gôndolas dos varejistas. Não à toa, as empresas de tecnologia logística desempenham um papel crucial nesta fase”, cometa Marcus Braga, Sênior National Sales Manager da Drivin Brasi

Deixe seu comentário