
Por Redação
28 de maio de 2025Dia do Hambúrguer: Preço da fraldinha cai, queijo e pão sobem
Levantamento mostra variação nos valores de ingredientes para montagem de hambúrgueres
No Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado nesta quarta (28), novo estudo da Horus, solução da Neogrid - ecossistema de tecnologia e inteligência de dados - aponta queda no preço médio de ingredientes essenciais do sanduíche no Brasil. Porém, se por um lado a muçarela se destaca com a maior variação no período, com aumento de 6,5%, entre fevereiro e abril deste ano e o acém com 7% de aumento, a fraldinha aparece com uma queda de 17%. Outros cortes de carne usados para preparar o prato registraram aumento de preço.
Outros alimentos tradicionais que compõem o prato encareceram: a alface - historicamente um dos produtos mais acessíveis da cesta – subiu 6% influenciada por fatores sazonais, enquanto o pão de hambúrguer e o bacon mostraram acréscimos mais tímidos: de 1,4% e 1,3%, respectivamente. Somando todos os itens da cesta do hambúrguer, houve queda no preço do lanche.
Alguns cortes também sofreram elevação de preços, como o acém bovino, que passou de R$ 36,95 para R$ 39,55 em igual período. Em contrapartida, a fraldinha obteve retração de 17% e a carne congelada pronta para o preparo registrou queda de -3,4%, tornando-se alternativas mais acessíveis para a montagem de versões artesanais do sanduíche.
Presença dos itens no carrinho de compras
Para os consumidores, alguns ingredientes são inegociáveis - mesmo com custos mais altos. A alta presença da muçarela no carrinho de compras, com incidência de 66% em fevereiro, 66% em março e 62% em abril, e do bacon, com frequência de 36%, 33% e 30% no mesmo período, indica que, mesmo mais caros, o brasileiro continua sem abrir mão desses itens no preparo do hambúrguer tradicional.
“Esse cenário reforça a importância do varejo e da indústria acompanharem de perto os movimentos do consumidor”, analisa Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid. “Identificar tendências, ajustar preços e garantir uma boa experiência de compra, especialmente em datas comemorativas, como o Dia do Hambúrguer, são ações essenciais para manter a competitividade.”