Economia
Economia 30 de janeiro de 2023

Consumidores deixam de lado o otimismo pós-pandemia e repensam hábitos com o aumento do custo de vida

Pesquisa da consultoria Bain lança luz sobre as percepções dos latino-americanos diante do novo panorama de inflação e instabilidade

A nova edição da pesquisa Consumer Pulse, da Bain & Company, apresenta uma mudança de percepção dos consumidores, que estavam otimistas com a perspectiva ?pós-Covid? ? prontos para reemergir, fazer planos e aproveitar a vida. Diante de um cenário turbulento com inflação, guerra, crises políticas e ameaças à estabilidade, as pessoas viram suas expectativas serem reprimidas e passaram a revisar suas prioridades. 

O receio com o futuro, que era alimentado pela crise sanitária, passou a ser nutrido pelas incertezas econômicas. Em todo o mundo, a preocupação dos consumidores se mostra alta, mas os índices explicitam que a apreensão no Brasil supera os níveis da Europa e dos Estados Unidos em grande parte dos tópicos apontados no levantamento. 

Entre os brasileiros, mais de 90% dos entrevistados perceberam aumento nos preços nos últimos três meses, 70% reportaram que já estão reduzindo suas despesas, enquanto outros 15% planejam reduzi-las. Aqueles que estão apertando os cintos apontaram como estratégia iniciativas como comer menos fora ou com delivery, economizar energia, comprar menos roupas e reduzir a conta de supermercado, optando por marcas mais baratas e redução no consumo de alguns itens. Mesmo aqueles que expressam preocupação importante com as mudanças climáticas, não se dispõem a financiar, via aumento de preços, iniciativas para redução da emissão dos gases do efeito estufa.

No sentido contrário, o corte não afeta as férias: elas aparecem em menos de 5% das respostas de que deseja reduzir gastos e somente 3% dos entrevistados indicaram ter cancelado o descanso. Efeito compreensível, especialmente depois de 2 anos convivendo com as restrições impostas durante a pandemia.

O estudo indica que os consumidores estão cada vez mais conscientes de seu bem-estar, considerando a saúde mental como a principal preocupação no pilar de saúde, o que reforça o impacto da pandemia em ajudar a desestigmatizar o tema. Entre os 80% dos consumidores brasileiros que reportaram estar preocupados com sua própria saúde mental, 54% indicam a situação financeira como o principal fator de tensão.

Os hábitos desenvolvidos ao longo da pandemia persistem e impactam na forma como os consumidores passam o tempo em casa. O home office já é uma realidade para mais de 60% dos participantes da pesquisa. No último mês, mais de 50% dos consumidores brasileiros trabalharam de casa pelo menos 1 dia por semana e 18% trabalharam pelo menos 5 dias por semana. 

Além de gostarem de passar tempo em casa e praticar atividades caseiras ( como leitura, desenho, jardinagem, cozinhar etc.), o cenário inflacionário e a maior preocupação com o aumento do custo de vida fez com que os consumidores passassem a ponderar ainda mais o custo na decisão de sair de casa, como forma de reduzir os gastos. Mais de 60% indicaram que, para economizar, têm consumido bebida alcoólica mais em casa do que em bares. Enquanto isso, 44% dos consumidores que buscam reduzir as despesas estão passando a realizar mais atividades em casa, como uma alavanca de economia.

Outra descoberta do estudo é que os consumidores se conscientizaram das desvantagens relacionadas ao uso excessivo dos meios digitais e estão tentando se afastar das atividades digitais, em especial como reflexo dos excessos cometidos durante a pandemia. Mais de  20% dos respondentes buscam reduzir o tempo gasto nesses meios, com destaque para a geração Z, onde 30% mencionam esse desejo, especialmente por reconhecerem que geram distrações indesejáveis e prejuízo à saúde.

O levantamento foi realizado junto a 9.765 consumidores com diferentes perfis (gênero, renda, idade e região) em seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru entre 10 de novembro a 04 de dezembro de 2022. A Consumer Pulse é uma série de pesquisas criada pela consultoria para delinear o que pensam, sentem e fazem os consumidores na América Latina. Em sua nova edição, traz dados sobre como tem sido o seu comportamento com o arrefecimento da pandemia de covid.

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