Economia
Economia 11 de fevereiro de 2022

Como minimizar o impacto da inflação no bolso do consumidor

Segundo o consultor de varejo Marco Antônio Quintarelli, alguns caminhos para isso são: investir em marcas próprias e repassar os aumentos da indústria de forma escalonada

Segundo um levantamento do IBGE, em janeiro a inflação no IPCA fechou abaixo das expectativas (0,54%). Mesmo assim, esse número representa o maior índice do mês contabilizado nos últimos seis anos. O setor de alimentos e bebidas foi um dos que tiveram aumentos de preços mais significativos. Diante disso, como ganhar a confiança do shopper e mexer o mínimo possível em seu bolso?

?O foco do varejo supermercadista está voltado a, basicamente, oferecer produtos substitutos como opção de melhores preços?, responde à SuperVarejo o consultor de varejo Marco Antônio Quintarelli, acrescentando que os itens mais impactados pela inflação do último mês foram as proteínas animais e todos aqueles ligados à bolsa de gêneros, como as commodities e matérias-primas importadas, devido à variação cambial.

Para o especialista, alguns caminhos para minimizar esse impacto e conquistar a fidelidade do cliente são: investir em produtos de marcas próprias ou exclusivas com diferenciais de preços, repassar os aumentos da indústria de forma escalonada ou postergar esses repasses ao consumidor.

Além disso, vale a pena pensar em promoções exclusivas para diferentes categorias. Ou seja, fazer o ?Dia da Carne?, ?Dia do FLV?, ?Dia dos Laticínios? e assim por diante. ?Dessa forma, o varejista negocia grande volume de gêneros, buscando preços diferenciados também para ações de ?leve e ganhe? e embalagens econômicas, a fim de gerar um maior volume e aumento do tíquete médio?, orienta Quintarelli.

Ele também salienta que, para garantir o abastecimento regular, é preciso monitorar as necessidades do shopper recorrente. ?Mais importante do que conseguir novos clientes é garantir a fidelidade dos atuais. Na estratégia de multicanal (omnichannel) o varejista ?cobre? todos os pontos de contato com os clientes e, através dela, cria ações de fidelização. Só com esta abrangência de conhecimento e uma boa atuação, os varejistas já garantem seu espaço?, finaliza.

Deixe seu comentário