
Por Redação
21 de março de 2022Vendas do varejo devem apresentar queda de 0,32% em março
As estimativas do IBEVAR apontam queda de 0,42% em março em relação ao mesmo período em 2021 e alta de 1,16% no acumulado dos últimos 12 meses
As vendas do Varejo devem apresentar queda de 0,32% nas vendas do mês de março, segundo projeção do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo para o período março-maio.
As projeções de vendas do IBEVAR calculam curva de queda e alta para os meses de abril e maio. ?As variações positivas ou negativas refletem a tendência em torno da média da série de tempo. Entretanto, a previsão mostra uma redução do ritmo de vendas para o período março-maio e esse movimento se explica pela contração da renda real disponível das famílias?, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
As projeções para Varejo Restrito (segmentos de combustíveis, lubrificantes, supermercados, alimentos, bebidas, vestuário, calçados, tecidos, móveis, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, materiais para escritório, papelaria, jornal e outros itens de uso pessoal e doméstico) mostram ainda que as vendas devem crescer em abril, com alta de 0,13% em relação a março, voltando a cair em maio para 0,22% em relação a abril. As estimativas apontam queda de 0,42% em março em relação ao mesmo período em 2021 e alta de 1,16% no acumulado dos últimos 12 meses. Em abril, a variação mensal registra baixa de 4,19% e segue em curva de recuo para 0,95% no acumulado. Para maio, as estimativas registram queda de 4,97% na variação mensal e redução de 2,5% no acumulado.
As estimativas são calculadas com base nos dados de série temporal coletados da Pesquisa Mensal de Comércio/IBGE.
Notícias Relacionadas

Supermercados apostam em panetones de marca própria para lucrar mais no período...
Leia mais
Confira quais marcas são as mais lembradas da indústria brasileira
Leia mais
Brasileiro deixou de comprar carne bovina e frutas para se alimentar com...
Leia mais
Bebidas alcoólicas foram os produtos mais vendidos em dezembro de 2022
Leia mais
Brasileiros estão cada vez menos leais a marcas de detergente, diz Kantar
Leia mais
Cesta de compras dos brasileiros está mais enxuta, favorecendo o varejo de...
Leia mais
Guerra na Ucrânia gera impacto nas prateleiras dos supermercados brasileiros
Leia mais
App traz solução para evitar desperdício de alimentos vencidos nos supermercados
Leia mais
Delivery de alimentos cresce no Brasil e inteligência de dados contribui com...
Leia mais