Consumo
Consumo 19 de setembro de 2022

Varejo Figital: conheça as melhores dicas para não errar na adoção deste conceito

Especialista mostra quais os desafios que os supermercados enfrentam e como aplicar o tema que mistura o físico com o digital

Cada vez mais as empresas do varejo entendem a importância do equilíbrio entre o físico e o digital na experiência do consumidor, também conhecido como ?fígital?, conceito que integra as duas palavras. Porém, para alguns empreendedores, empresários e líderes de supermercados, é importante conhecer o caminho certo antes de adotar essa estratégia.

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De acordo com Washington Amarilla, Consultor de Transformação Digital da AGR Consultores, esse modelo de negócio impacta o comportamento do consumidor de maneira profunda. ?Ele passa a fazer compras podendo receber em casa ou retirar na loja mais próxima. É importante que o varejista desenvolva mecanismos para gerar novas demandas, como o cross-selling e up-selling?, explica.

Os principais desafios para os supermercados que pretendem aplicar uma estratégia ?Figital? têm relação direta com o consumidor brasileiro, que está aprendendo e gostando de fazer compras pela internet. ?A usabilidade do site é fundamental, assim como a lista de itens recorrentes já é esperado pelo consumidor. A retirada nas lojas precisa ser simples e rápida. Trocas e devoluções sem complicações e como for mais conveniente para o consumidor. Produtos perecíveis como FLV devem ter atenção especial para que a experiência seja completa?, aponta Washington Amarilla.

Experiência de compra e mistura de canais

O conceito ?Fígital? gera engajamento para a empresa quando reconhece os hábitos de compra do consumidor e, com base nestes dados, sugere itens relevantes para cada pessoa. Desta forma, segundo o Consultor de Transformação Digital da AGR Consultores, as redes de supermercados conseguem garantir experiências de compra bem sucedidas.

Entre as dicas mais importantes para que os executivos evitem erros ao adotar o ?Fígital? nos supermercados, Amarilla destaca que os executivos jamais podem se esquecer que o consumidor que compra na internet é o mesmo que vai à loja. ?Ele apenas mistura os canais de acordo com seu momento de consumo, conveniência, preferência ou tipos de produtos que vai comprar. Isso significa que a expectativa do consumidor é ter uma experiência de compra consistente e fluida em qualquer canal, sem atritos?, completa.

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