Consumo
Consumo 25 de novembro de 2022

Supermercados 24 horas: desafios e benefícios para as redes do varejo

Especialista destaca uso de dados para entender, conhecer o consumidor e oferecer o mix de produtos ideal

A tecnologia impacta o setor de varejo em diversos aspectos e, nos supermercados, um dos trunfos é poder ampliar o tempo de atendimento das lojas para que o faturamento da loja siga o mesmo caminho. Hoje, o Brasil conta com grandes players do setor supermercadista atuando 24 horas por dia, em formatos de loja diferentes, assim como redes menores que percebem a oportunidade de atender o consumidor em qualquer momento. 

Além das famosas e gigantes empresas de supermercados, como Carrefour e GPA, existem outras como a rede mexicana Oxxo, que chegou ao Brasil em 2020 e, em março deste ano, inaugurou o centésimo mercado 24 horas no país. Para Ricardo Fioravanti, CEO da FX Data Intelligence, empresa especializada em monitorar e analisar dados em todos os ambientes do varejo, o consumidor percebe valor em conveniência, praticidade e agilidade de poder comprar na hora mais conveniente. ?Em grandes cidades, o consumidor que tem uma opção de supermercado funcionando em horário diferenciado é uma facilidade na vida?, aponta.

Para o executivo, as características mais importantes que essas lojas devem ter para atender o público brasileiro vão além da conveniência e proximidade. ?O consumidor que vai até uma loja 24 horas não costuma comprar muita coisa e tende a buscar itens para consumo imediato. Por isso, também é importante o sortimento de produtos para atender a expectativa de cada cliente?, diz o CEO da FX Data Intelligence.

Mix ideal nas lojas e reconhecimento do cliente

Com espaço reduzido em relação aos grandes pontos de venda das redes supermercadistas tradicionais, as lojas 24 horas têm como desafio encontrar o mix ideal de produtos. ?Para isso, é importante conhecer o público e suas preferências, entender as suas preferências, pensar na jornada de compra, saber os horários que eles mais frequentam, qual tipo de produto mais gostam?, ensina Ricardo Fioravanti.

Segundo o CEO, o consumidor espera uma boa experiência de compra, preços competitivos e, claro, encontrar o produto que está buscando. ?Nestas lojas, o cliente espera ser reconhecido e ter benefícios porque ele faz quatro, cinco, dez compras por mês no mesmo supermercado. Isso vale não só para os grandes, mas principalmente para o pequeno supermercadista?, completa.

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