
Por Redação
14 de outubro de 2022Decisão do CARF afasta incidência de PIS e Cofins sobre bonificações e descontos em mercadorias
Supermercados, atacarejos, farmácias e demais estabelecimentos serão contemplados
Atacarejos, supermercados, farmácias e outras redes atacadistas e varejistas que compram mercadorias com desconto ou recebem bonificação de seus fornecedores estão comemorando uma decisão recente do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), que afastou a incidência de PIS e Cofins sobre descontos e bonificações conquistados na aquisição de mercadorias.
A nova jurisprudência criou-se partindo do entendimento de que descontos e bonificações não se configuram em receita e, assim, não devem ser tributados. ?Essa negociação entre o comprador e o vendedor é comum e antiga e consiste numa redução de custos, não tem por que ser tributada?, diz Bruno Alvarenga, advogado tributarista, sócio da banca Albuquerque & Alvarenga Advogados.
O processo que gerou a jurisprudência, sendo analisado pelo CARF foi do Bompreço Supermercados do Nordeste. Agora, de acordo com o advogado, outras empresas que perderam ações poderão apresentar essa decisão para recorrerem na Câmara Superior.
Notícias Relacionadas

Gunnebo investe em diversificação de soluções ao segmento varejista
Leia mais
Capacitação e treinamento de colaboradores: varejo se adapta e expande opções no...
Leia mais
Infracommerce registra aumento do varejo online e empresas faturam 21% a mais...
Leia mais
Pesquisa mostra o que os consumidores buscam na hora de comprar online
Leia mais
Vendas no varejo digital crescem na Região Sudeste em janeiro
Leia mais
Pesquisa NielsenIQ revela que cartão de loja faz lares aumentarem 20% seus...
Leia mais
Auditório (R)Evolução Digital tem debate sobre ferramentas e estratégias para varejistas
Leia mais
Veja como os supermercadistas podem vender mais no Carnaval
Leia mais
Pesquisa da APAS aponta que alimentos típicos da Páscoa estão 14,8% mais...
Leia mais
Mini Extra e Assaí aparecem como marcas preferidas dos paulistanos em pesquisa...
Leia mais