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APAS SHOW 17 de fevereiro de 2023

Capacitação e treinamento de colaboradores: varejo se adapta e expande opções no ambiente digital

Influenciado pela pandemia, supermercados passam a oferecer conteúdo digital enquanto novos formatos aumentam engajamento de funcionários

Em 2020 o setor varejista mundial precisou repensar suas estratégias para sobreviver em um cenário jamais vivenciado pelas empresas, causado pela pandemia. Assim, empresas de diferentes setores e segmentos, não apenas do varejo, precisaram se adaptar ao ambiente digital e isso inclui novas formas de aplicar treinamentos para os colaboradores. 

No início do período da pandemia, a rede Assaí Atacadista, por exemplo, conseguiu adaptar seu escopo de treinamentos ao ambiente virtual em poucas semanas e, segundo Sandra Vicari, diretora de Gestão de Gente da rede, o desafio foi treinar mais de 40 mil colaboradores em 22 estados do país, somando o Distrito Federal, a partir de conteúdo digital atraente para os colaboradores.

Aprendizado e perspectivas de carreira

Para André Palis, sócio-fundador da agência Raccoon.Monks, muitas empresas contratam pessoas formadas e prontas para agir, mas a formação interna de talentos é o que faz a diferença. ?Existem ótimas instituições para formações diversas, mas muita coisa só se aprende na prática. As training companies conseguem oferecer conhecimento especializado e único, alinhado com o mercado de trabalho e em dia com as demandas do momento?, aponta.

De acordo com Palis, as empresas que treinam suas equipes com frequência oferecem benefícios para os profissionais e para sua própria operação ao oferecer um local seguro para o aprendizado e novas perspectivas para suas carreiras. ?Todo treinamento ou capacitação será criado a partir das necessidades da própria companhia, o que faz com que os profissionais envolvidos correspondam particularmente bem aos objetivos da empresa?, analisa o executivo da Raccoon.Monks.

Tipos de treinamento para os supermercados

Segundo Bruno Vasconcelos, professor de experiência do cliente na PUC, no supermercado, é crucial manter sempre os funcionários treinados e capacitados, tanto os que atuam no piso da loja quanto aqueles que trabalham internamente. Para o professor, existem tipos de treinamentos específicos e essenciais para capacitar funcionários nos supermercados: presencial; coach corporativo; e gamificação.

De acordo com Vasconcelos, o treinamento presencial aumenta a interação pessoal e aproxima as equipes, cria confiança na equipe e gera motivação no colaborador. Já o coach corporativo é um método onde um profissional treina os colaboradores e usam programas contínuos e individuais. Por fim, a Gamificação é um tipo de treinamento muito usado por empresas mais modernas capaz de abordar assuntos relevantes como a cultura organizacional da empresa, em formato de jogos.

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