
Por Redação
12 de maio de 2025Autoridades e Presidente em exercício, Geraldo Alckmin, participam da Solenidade de abertura do Festival APAS SHOW
Governo se prontificou a estudar solicitações do setor supermercadista para incentivar crescimento sustentável
A 39ª edição do Festival APAS SHOW começou! E para a abertura do maior festival supermercadista do mundo, tivemos a presença de autoridades e presenças ilustres falando sobre as conquistas do setor, desafios, metas, propostas, alíquotas, enfim, discutindo pontos e interesse para o setor supermercadista.
Carlos Correa, diretor geral da APAS e do Festival APAS SHOW, abriu o evento falando sobre a importância da consolidação de negócios que ocorrerão ao longo do ano e sobre o fortalecimento do vínculo com a Apex-Brasil a fim de fortalecer as exportações do setor. “O evento é estratégico no calendário das grandes empresas, para indústrias e prestadores de serviço, e impulsiona o segmento supermercadista, especialmente em tempos de mudanças econômicas e sociais”.
Erlon Ortega, presidente da APAS, Associação Paulista de Supermercados, recepcionou a todos os presentes falando sobre a importância do Festival APAS SHOW para a cidade de São Paulo. Citou as benesses promovidas pela Prefeitura de São Paulo no sentido de desburocratizar processos e endossou a importância de “se olhar com carinho” a questão da isenção do ICMS sobre a carne, um dos temas em pauta no setor supermercadista. “Temos aqui 50% do PIB do Estado e queremos participar de todas as decisões que norteiam São Paulo e o Brasil”, afirmou.
João Galassi, presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, agradeceu o apoio do governo na questão da regulamentação da cesta básica de alimentos, que afirmou ser “o melhor programa do País”, mas destacou a importância de o setor supermercadista ter mais voz ativa nas decisões que envolvem melhorias e que refletem na geração de empregos.
Estiveram presentes na cerimônia a deputada estadual Carla Morando, a deputada federal Renata Abreu, o senador Vanderlan Cardoso, o vereador João Jorge, o prefeito Ricardo Nunes, o ministro do Estado do Empreendedorismo, Márcio França, o governador do Estado em Exercício, Felício Ramuth, o Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin.
Na ocasião, Alckmin comentou sobre as principais solicitações apontadas pelos representantes da APAS e ABRAS, como o caso das bets regularizadas em janeiro de 2025 e que ainda passará por ajustes mais rigorosos; as vantagens do empréstimo consignado com o objetivo de melhorar a renda, e não de aumentar a dívida do cidadão; o voucher do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), que ainda passará por ajustes para se tornar mais atraente, já que ainda é uma opção cara; a unificação de impostos com o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) unificando 5 tributos a partir da Reforma Tributária, além de outras melhorias que impactarão diretamente o setor supermercadista. Sobre a questão da empregabilidade, o Presidente em Exercício prometeu um novo encontro com os presidentes das entidades APAS e ABRAS para discutir novas alternativas.
“Estamos falando de um setor que cresceu o dobro do PIB, com 6,5%, campeão em termos de eficiência e renda, e precisamos somar esforços para que cresça ainda mais”, finalizou Alckmin.