Por Redação
18 de dezembro de 2025Educação, cultura e negócios: os pilares que moldaram a evolução da APAS SHOW
Evento construiu sua relevância ao unir negócios e conhecimento, promovendo mais de 1.500 palestras e reunindo mais de 2 mil especialistas em quatro décadas
A APAS SHOW é hoje reconhecida como a maior feira de supermercados do mundo e o principal evento de alimentos e bebidas das Américas, reunindo indústria, varejo e serviços em São Paulo em uma plataforma global de negócios, conteúdo e networking. Sua trajetória converge com a própria evolução do varejo supermercadista brasileiro, e ao longo de quatro décadas, se consolidou como um evento estratégico para o setor.
LEIA TAMBÉM
Quando tudo começou: a origem da APAS SHOW e sua ascensão global
Faltam 174 dias! A contagem regressiva para a 40ª edição do Festival APAS SHOW já começou
Desde a sua primeira edição em 1985, o encontro realizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) evoluiu para uma feira de grande porte, e mais tarde para o perfil de um festival, acompanhando a modernização do varejo, a expansão de formatos de loja, a internacionalização das cadeias e a adoção de tecnologia voltada ao consumidor e à eficiência operacional.
Com o passar do tempo, o evento, e agora festival, cresceu em área, público e número de expositores, tornando-se o polo mundial de tendências, novidades em produtos e equipamentos, negócios, networking e capacitação. Passou a atrair olhares internacionais, recebendo expositores de vários países e integrando o Brasil ao circuito global de feiras do segmento.
A evolução da APAS SHOW também pode ser vista pelos números das últimas edições:
2022 (36ª edição): mais de 819 expositores e 111,5 mil visitas, com público profissional e forte geração de negócios.
2023 (37ª edição): cerca de 850 expositores — incluindo mais de 200 internacionais — e 137.487 visitações, com volume de negócios de aproximadamente R$ 14 bilhões.
2024 (38ª edição): mais de 850 expositores distribuídos em seis pavilhões, com público superior a 140 mil visitantes e R$ 15,3 bilhões em negócios gerados, superando recordes anteriores.
2025 (39ª edição): marco histórico com mais de 151 mil visitantes, 900 marcas expositoras, cerca de 250 internacionais de mais de 20 países, e movimentação de R$ 16,5 bilhões, consolidando crescimento contínuo tanto em escala como em relevância.
O festival é realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, ocupando áreas que superam os 100 mil m², com diversos pavilhões temáticos que promovem a exposição de produtos, soluções e inovações para todos os segmentos da cadeia supermercadista.
Pavilhões e oferta de soluções
Ao longo dos anos, a APAS SHOW deixou de ser um evento focado apenas em alimentos e bebidas para se tornar um ambiente que agrega soluções completas para o varejo, incluindo: Tecnologia e inovação; Insumos e logística; Finanças e meios de pagamento; Equipamentos e automação; Soluções para lojas físicas e canais digitais. Essa diversificação permite que varejistas encontrem em um único espaço fornecedores, lançamentos de produtos e soluções estratégicas alinhadas às demandas contemporâneas do setor.
Além da área de exposição, o festival investe fortemente em programação de conteúdo, com:
- Congressos de gestão e tendências, que reúnem líderes, executivos e especialistas para debater temas como liderança, transformação digital, comportamento do consumidor, sustentabilidade e inovação.
- Arenas de palestras e workshops, com dezenas de horas de conteúdo apresentados por especialistas nacionais e internacionais.
Como defende Romano Pansero, estrategista global de varejo e consultor da APAS SHOW desde a sua primeira edição, educação e cultura seguem sendo pilares fundamentais da vida e dos negócios, e continuam essenciais para transformar realidades. “A oportunidade de atualização que os congressos e painéis promovidos durante o evento proporcionam aos participantes, ao longo dos anos, é imprescindível e também marcante: mais de 1500 palestras foram realizadas nessas quatro décadas e mais de 2 mil palestrantes e painelistas brilharam nos palcos do evento”.
Na edição de 2025, por exemplo, o congresso intitulado “Update-se: Um novo líder para um novo varejo” contou com mais de 130 especialistas, oferecendo mais de 30 horas de palestras sobre temas estratégicos, com participações de nomes conhecidos e pensadores do varejo global.
Hoje, a APAS SHOW vai muito além de uma feira comercial: ela movimenta bilhões em negócios, fomenta networking de alto nível, incentiva colaborações internacionais e se tornou uma vitrine de tendências para o varejo alimentar — desde experiências de compra omnichannel até práticas de sustentabilidade e responsabilidade social. E mais, a 40ª edição, em 2026 também promete muitas novidades, sempre focada em fortalecer diálogos institucionais e ampliar a presença global de empresas brasileiras, atraindo delegações internacionais e operadores de mercado de diversos países para o setor supermercadista.
