Varejo
Varejo 9 de novembro de 2021

Supermercados focam em CRM para alavancar as vendas

A Rede Tonin, com 18 lojas nos formatos supermercado e atacarejo, registrou um incremento de 20% nas vendas do 2º semestre

A Rede Tonin - empresa que opera com 18 lojas nos formatos supermercado e cash & carry -, com forte atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo, registrou recentemente um incremento de 20% nas vendas do segundo semestre de 2021, após a implantação do seu projeto de CRM (Customer Relationship Management). E o próximo passo será identificar 80% dos seus clientes para que futuamente seja criado um clube de vantagens, já que de acordo com a rede, o ticket médio dos clientes que integram o programa Fidelidade Tonin é 74% maior do que o não identificado.

De acordo com Lilian Peres Tonin, gerente de mídia do grupo, o CRM está em todas as frentes do grupo, e foi um diferencial em termos de vantagens, após o lançamento do e-commerce. A plataforma on-line, que possui inteligência artificial, sugere os produtos conforme os hábitos de compra dos clientes e permite que eles montem suas listas e as deixem salvas no sistema. ?A personalização das ofertas só é possível graças aos dados disponíveis em nosso sistema. Temos algumas metas a serem cumpridas no CRM, mas na verdade, o programa nunca termina porque sempre teremos novas metas. Tem sido um aprendizado constante e a cada análise feita, surgem novas ideias?, afirma.Presente nas mídias digitais desde 2018, a Rede Tonin promove ofertas segmentadas para públicos específicos, com descontos significativos e constatou que muitos de seus consumidores preferem descontos em vez de campanhas que recompensam com prêmios. ?Por meio do CRM aprendemos muito não só sobre os nossos clientes, mas também aqueles em potencial. Nesses quatro anos, fez toda a diferença termos ciência dos hábitos e necessidades das pessoas, essas informações pautaram diversas ações da empresa que tiveram um resultado bastante positivo?, completa Lilian.

Para Cleide Prates, do departamento de Comunicação Estratégica do Tonin, os principais indicadores de análises de clientes mudaram. "Hoje não é só a quantidade e o valor da compra que contam, tem muitos mais dados a serem analisados e que ditarão cada passo dado, tanto para as ações direcionadas a determinado público quanto para as mais generalizadas?, afirma. Além dessas vantagens, o Tonin criou recentemente o canal ?Ofertas Tonin?, no Telegram. 

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